Mar Salgado

sexta-feira, junho 17:

OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO... Que Cunhal seja enterrado como um "benemérito da democracia", compreendo que irrite o Dr. Vasco Pulido Valente, pois é um exagero manifesto, quando não uma imbecilidade. Agora que o Dr Pulido Valente não ache Cunhal uma figura "importante" ou "Ímpar" do século XX português, como ele hoje sarcásticamente dá a entender que não acha, espanta-me assaz. O Dr Pulido Valente publicou um livrinho em 1992, no qual faz dez "retratos" de figuras da vida política portuguesa, presumo que do século XX; ora bem, dedica quatro desses retratos a Cunhal: 40%, portanto.
Tenho a impressão, já aqui o escrevi várias vezes, que VPV (o cronista) já conheceu melhores dias.
 

posted by FNV on 3:17 da tarde # (5) comments

OBRIGADO V.P.V.: Obrigado Vasco Pulido Valente, por escrever - no Público de hoje - de forma tão clara aquilo que eu (e, certamente, a grande maioria dos portugueses) penso sobre Álvaro Cunhal e respectivo funeral.
 

posted by Neptuno on 12:31 da tarde # (2) comments

VAIS LONGE VAIS: Sei que Trapattoni não sabia quem era Roger, o que só abona, em favor dele, Trapattoni. Mas Co Adriaanse dizer que "não conhece nem nunca viu jogar" Luís Lucho Gonzalez, é extraordinário. Eu não sou treinador nem dirigente, nem nunca estive na Argentina. Mas já vi jogar Lucho para cima de uma dúzia de vezes, nos últimos três anos, sobretudo na sua selecção, em desafios da Copa América e da qualificação para o Mundial. Lucho é um jogador de selecção e de enorme prestígio na Argentina e no mundo do futebol ( basta consultar os sites especializados, desde os da FIFA e UEFA até aos particulares), o que não é, convenhamos, o caso de Roger.
Este argentino que o FCP contratou é dos jogadores mais completos que vi jogar nos últimos anos. É quase tão bom como o Manuel Fernandes.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (1) comments

quinta-feira, junho 16:

MAIS DO MESMO: No amor sigo o conselho de Alceu, o de Lesbos: uma parte para duas e que um cálice empurre o outro. Nunca me preocupei com o amor romântico, salvo quando não o julgava possível. Nessa altura, sim, suspirava e chegava tardíssimo a casa. Agora que o perdi, não me preocupo mesmo nada em encontrá-lo.
Penso hoje noutros amores: no dos viúvos, por exemplo. Como é que uma velha de 80 anos recorda o sentinela que lhe desapareceu ao fim de 60 de guarita comum? Haverá coisa mais romântica do que vê-la, todos os Domingos, aperaltada mas compostíssima, depor um gerânio banal e branco na campa rasa do seu amigo de sempre?
É o agasalho mais espesso e bem-curado que o amor suporta; Se lá chegarmos.
 

posted by FNV on 9:28 da tarde # (2) comments

AQUELE ABRAÇO: Ao brasileiro -tripeiro-alentejano, o Francisco José Viegas, pelos dois anos do sereníssimo Aviz. Eu bem tentei enviar um saravá directo pelo correio do blogue, mas faz tempo que não consigo aceder em condições - leio tudo em colunas fininhas - ao template dele ( deve ser coisa do meu Mac).
 

posted by FNV on 2:50 da tarde # (1) comments

quarta-feira, junho 15:

FUNERAIS EM DIRECTO: Nenhum ser humano (nem a respectiva família) deveria ser objecto do voyeurismo que encerra uma transmissão televisiva em directo de um funeral. Seja na perspectiva do defunto - que não se pode defender - seja na perspectiva da família enlutada, cujo sofrimento é explorado até à exaustão - e que também não se pode defender. Mete nojo - que não o nojo devido às circunstâncias - a crescente exploração mediática de funerais de pessoas conhecidas e temo que ainda não se tenham esgotado todas aas possibilidades de reportagem.
 

posted by Neptuno on 6:08 da tarde # (4) comments

FERNANDO GABEIRA: Ícone da esquerda brasileira, em entrevista publicada na Veja desta semana quando questionado sobre o que resta das suas convicções depois de três fracassos "existenciais" (o fracasso do marxismo, da autoproclamada "política do corpo" e o envolvimento num governo que ia transformar o país e que veio a revelar-se uma farsa) fez uma declaração que ajuda a compreender a posição de certos partidos comunistas ortodoxos perante a democracia mas também uma forma de posicionamento político de esquerda em democracia, i.e., assumindo-a como intangível e não como um meio para um fim totalitário: "A decisão de me apoiar em alguns princípios de atuação: a democracia - como uma visão estratégica e não mais como os comunistas a viam, uma tática para chegar ao poder - a defesa dos direitos humanos, da consciência ecológica e, finalmente, da justiça social."
 

posted by Neptuno on 5:03 da tarde # (2) comments

BÉBÉS: Estaremos tão infantilizados que não conseguimos assinalar a morte de um pedaço de carne histórica sem o santificar mas também sem o apoucar, ressuscitando-o? Foi ele o verdadeiro intelectual orgânico português ao melhor estilo gramsciano, girino do processo revolucionário do século XX luso que nunca chegou a ocorrer, mas que nem por isso deixou de federar o imaginário da oposição a 48 anos de atraso português. É mais do que suficiente para aceitar a sua importância evidente. É verdade que podemos especular, temos esse direito, sobre o que poderia acontecer se o girino se tivesse desenvolvido no charco; mas a História, meus caros, não tem o hábito de consagrar o que as pessoas poderiam ter feito.
Quanto aos babados pelo santinho, respeito os da sua idade e sonhos. Já aos novos, aos meninos e meninas, mimados e mimadas, das redacções que fizeram os "especiais Cunhal", recomendo-lhes que se fiquem pelo Cristiano Ronaldo e pela Angelina Jolie. São mais do seu mundo.
 

posted by FNV on 11:53 da manhã # (3) comments

BONO: Já restavam poucas pessoas com quem ainda não tivesse gravado um dueto. Afinadas as gravatas, teme-se agora o pior.

 

posted by PC on 5:00 da manhã # (1) comments

A ADMINISTRAÇÃO FUNCIONA!: Hummm... Cheira-me que o Anarca, não tarda nada, vai ser posto no olho da rua. E na rua, já se sabe, faz frio. e quem apanha frio constipasse. e u gaju recomessa praí aos ispirros outra vez!
(Boraí montar uma petição on-line pelo direito do Anarca à reforma integral e vitalícia, majorada de 10 diuturnidades, e multiplicada pelo número de dias que esteve em funções, a acumular livremente com o blogue).

 

posted by PC on 3:42 da manhã # (2) comments

FALEMOS ENTÃO DE MICHAEL JACKSON: "Tal como os cirurgiões estéticos de Jackson, o pós-modernismo acredita na infinita plasticidade do mundo material. A realidade, tal como o nariz sobre-cinzelado de Jackson, é apenas matéria desprovida de sentido para se esculpir como se quer. Da mesma maneira que Jackson lixiviou a pele, o pós-modernismo lixivia o mundo do sentido inerente. Isto significa que nada nos pode impedir de criar tudo o que desejemos; mas, pela mesma razão, as nossas criações estão condenadas a não ter valor. Com efeito, de que serve impor a nossa vontade a uma realidade desprovida de sentido?". Terry Eagleton, "The ultimate postmodern spectacle", no Guardian de 25 de Maio, argumentando que Michael Jackson e o seu julgamento são elementos da pós-modernidade, onde se confundem facto e ficção (dica da Micha). Uma delícia.

 

posted by PC on 12:04 da manhã # (0) comments

terça-feira, junho 14:

OSTINATO RIGORE (parte II): A morte de Álvaro Cunhal (e já assim a de Vasco Gonçalves) tem possibilitado as mais espantosas afirmações de diversas pessoas, que na maior das calmas deturpam a História e a realidade como se o resto das pessoas não tivesse memória. É fantástico! Estou certo que só por isso o meu amigo PC não levará a mal ter-lhe roubado o título do seu post para me referir ao comentário que a ele fez o King_Arthur.

Dizia o tal comentador, num português mais ou menos semelhante, que Cunhal se encontrava tanto à frente dos demais que em 1940, enquanto prisioneiro, tinha sido escoltado pela polícia até à Faculdade de Direito onde apresentou uma tese sobre o aborto e a sua despenalização que terá merecido 19 valores. Fantástico! Direi mesmo mais: que homem avançado!

O feito é ainda maior se nos lembrarmos de que Álvaro Cunhal não vivia propriamente num regime paradisíaco como o soviético onde, como todos sabemos, havia uma ponte aérea da Sibéria para as diferentes Universidades Públicas da URSS para levar comodamente os prisioneiros que queriam ir alegremente defender as suas ideias, contrárias às do regime, perante Professores Universitários alegadamente adeptos do regime mas que se limitavam a avaliar a tese do prisioneiro apenas do ponto de vista científico.

É evidente que na maravilhosa realidade soviética que Cunhal nos quis gentilmente impor, semelhante herói teria naturalmente tido, para além das comodidades abundantemente conhecidas dos centros reeducadores Siberianos, os 19 valores que agora lhe atribuem e não os 16 que Marcello Caetano efectiva e avaramente lhe conferiu. Má sorte ter nascido aqui. Só espero que descanse em paz e por muitos. No seu paraíso soviético.
 

posted by VLX on 10:27 da tarde # (2) comments

DEMOCRACIA: Será correcto afirmar que Kim Il-Sung lutou toda a vida pela democracia?
 

posted by Neptuno on 3:54 da tarde # (0) comments

100%: De acordo com o Francisco José Viegas. Aliás, em futebol, geralmente só discordamos no fudamental clubístico; O Carlos Alberto Parreira é um chato insuportável e o futebol devia proibir ele ( de existir). E não é só por CAP ter dito um dia sobre Deco, que no Brasil havia "centenas como ele" ( os cartolas do benfica pensaram o mesmo) ou por ter sido campeão em 94 a jogar feito póia mole. Pior, muito pior, é dar a titularidade no escrete ao Luisão, esse traidor da irmandade da zaga central.
Sabem de onde vem essa mania de chamar "escrete" ao time do Brasil, não sabem? Se alguém não souber, peça que eu conto.

Adenda: O mesmo Francisco, bem informado, linka-nos para lugares interessantes de outras brasileirices, como as do mensalãogate. Ficámos a saber que entre outras patifarias já confirmadas, existem fortes probabilidades de o PT de Lula e das novas-madrugadas-que-cantam ter andado a vender a Amazónia aos pedaços em troco de financiamento partidário.
 

posted by FNV on 3:33 da tarde # (3) comments

INCANSÁVEIS: Lembram-se das fanfarras quando Lula foi eleito? Lembram-se dos alvitres sobre o "novo Brasil"? Pois tentem agora ler os mesmos prosadores e vejam se conseguem desencantar um comentário, uma nota, uma linha que seja, sobre o mensalãogate ou ate mesmo sobre estes dois anos de reinado do chefe do PT. Cheira-me que já despediram o homem e já fuçam, atarefados, na peugada do novo messias. Os culpados? Os de sempre, à escolha no menu disponível: o FMI, Bush, a natureza humana, o siri, a temperatura. Até já descobriram uma nova constante; a corrupção na política brasileira, afinal, não é exclusiva dos governos de centro-direita e populistas: é endémica.

Meu caro PC: Crescimento económico??!! Isso é o lado neo-liberal do Lula. As fanfarras anunciavam ( ou já te esqueceste?) era "feijão na barriga de todo o mundo", "uma casa para todos", o fim das favelas e da corrupção, etc...

Não, PC, o mundo não é simples, embora eu seja de facto um simplório; simples e irritantemente recorrente, é a distorção paternalista, caricatural e burlesca ( aliás, ao arrepio de muitos textos meus nos quais não divido o mundo dessa forma idiota a que tu aludes) que fazes das coisas que escrevo, quando delas discordas: a catequese dominante, sabe-lo muito bem, sempre rezou que a corrupção brasileira era a dos "negócios", dos "capitalistas", enfim, da canalha habitual.
 

posted by FNV on 11:00 da manhã # (7) comments

segunda-feira, junho 13:

CASA ROUBADA...: Os incêndios devastam o país e o MAI anuncia meios aéreos de combate aos fogos para o mês seguinte; dá-se um assalto por arrastão em Carcavelos e o MAI anuncia para breve a protecção nas praias; um punhado de espanhóis ataca os vigilantes das Selvagens e anunciam-se mais medidas de protecção para um futuro próximo (ou mais rápidas, para não demorarem 14 horas).
Fica-se com a ideia de que em caso de invasão, este governo mandaria fechar e vigiar as fronteiras quinze dias depois...
 

posted by VLX on 4:34 da tarde # (1) comments

VALE TUDO: Ouvem-se por aí grandes loas acerca de Álvaro Cunhal. Colaram-lhe até alguns conceitos como os de patriotismo, democracia ou ainda, pasme-se, de liberdade. Mas como os conceitos de liberdade, democracia e patriotismo dele eram muito dele (e não tinham nada a ver com os da generalidade das pessoas) e como o que ele verdadeiramente sempre quis foi impor esses seus muito próprios conceitos, compreende-se mal o luto nacional. Ou então vale tudo.
 

posted by VLX on 4:31 da tarde # (5) comments

OSTINATO RIGORE: Eugénio de Andrade (1923-2005) e Álvaro Cunhal (1913-2005). Contra a facilidade.

 

posted by PC on 1:25 da tarde # (3) comments

A CULPA E A SUA DESCENDÊNCIA: A propósito do julgamento, no Mississipi, de um ancião de 80 anos, acusado de ter matado James Chaney, Andrew Goodman e Michael Schwerner, voluntários do CORE (Congress of Racial Equality), no dia 21 de Junho de 1964, Gary Younge, em extenso e afiado comentário no Guardian, intitulado Don't take the blue pill, fala-nos dos perigos da legitimação do presente através da reprovação do passado.
Younge argumenta que estes julgamentos servem para estabelecer a reponsabilidade individual, mas não devem ser utilizados para traçar uma linha cortante entre esse passado e o presente, como se os actos individuais passados tivessem sido produto de um sistema racista que hoje não mais existiria. Ainda segundo o cronista, essa "pílula azul" (na definição do Morpheus / Matrix) pode pôr o acusado atrás das grades - mas deixa à solta o sistema que o produziu e o tornou infame.
Percebo o argumento. Porém, acrescentaria outra coisa: este julgamento não deve servir como "pílula azul", que nos envia para o mundo onde acreditamos no que queremos, ainda que à custa da realidade, mas também não deve servir como reparação da consciência colectiva sobre o passado. Só a tibieza nos pode levar a pedir à punição de um indivíduo a expiação do que fomos, ou alguém por nós, quarenta anos atrás. E esse é, precisamente, o perigo dos bodes expiatórios: confessamo-nos culpados na terceira pessoa e queremos a absolvição para nós, fingindo que na condenação dela vive o nosso perdão.

 

posted by PC on 3:20 da manhã # (0) comments

domingo, junho 12:

TAU-TAU: Gide a Walter Benjamin, em Janeiro de 1928: "Só escrevo para ser relido". Talvez por causa da mania que Gide tem ( Les Faux Monnayeurs) de encontrar na prática das decisões quotidianas coisas que põem fora de jogo as normas antigas e herdadas. Aceitar, portanto, sem reserva nem cinismo. Ou, para utilizar um termo caro aos dois - a Gide e a Benjamin - integrar.
Bom conselho, quando surpreendemos em nós um parricida sossegado, um pedófilo intermitente ou um incestuoso apaixonado. Bom, não será necessário ir tão perto. Integre-se o roubo de um pequeno pão, porque não nos apetece destrocar uma nota de 100 euros.
 

posted by FNV on 6:11 da tarde # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012