Sócrates envia recado a Aníbal dizendo que não quer recados. O Condestável incomoda as titicas porque Joseph quer elogiá-lo. Pinto pressiona os que pressionam os que não se deixam pressionar. Marisa vai casar e quer um grande frigorífico. Lopes causa reboliço na cidade. Manel e os capitães preparam qualquer coisa. Jorge Cenoura quer um sobressalto.
posted by FNV on 11:32 da tarde
#
(1) comments
QUE É FEITO, NESTE PAÍS, DA MULHER DE CÉSAR?
A tal que não só tinha de ser séria como também de o parecer? Esta antiquíssima afirmação tinha inserida em si uma ideia ou princípio extremamente importante, nomeadamente para o campo político, e que sempre norteou as pessoas de bem de todos os países civilizados. Em Portugal, actualmente, isso perdeu-se.
Dois magistrados do MP que investigam um caso grave que enxovalha Portugal e tem o nome do Primeiro-Ministro, seus amigos e familiares a cada esquina, viela ou beco, entenderam como incorrectas (para dizer o mínimo) as abordagens de um seu superior na hierarquia do MP, de momento presidente do Eurojust, que já assumiu ter-lhes dito que o Ministro da Justiça lhe teria confidenciado que o Primeiro-Ministro lhe teria afirmado não interessa o quê sobre o inquérito que lhes estava confiado. O Ministro da Justiça reconheceu que reuniu com o tal magistrado do Eurojust em data apropriada ao conjunto dos acontecimentos. Todos negam interferência no inquérito ou pressões nos magistrados, embora não neguem os factos e as conversas. Pelo meio, os magistrados ter-se-ão queixado à sua superior hierárquica do ocorrido, que entendeu por bem nada fazer e deixar que o PGR soubesse de tudo pelos jornais.
E o país estranhamente assobia para o lado! Nem comentadores nem jornalistas nem políticos se indignam com isto! É simplesmente fantástico que perante este puzzle e os outros que estão já montados à sua volta não haja uma revolta, uma indignação geral, uma repulsa perante todos estes acontecimentos!
O Primeiro-Ministro queixou-se ao Ministro da Justiça que reuniu com o magistrado do Eurojust que foi falar e telefonar aos magistrados encarregados do inquérito. Não houve pressões? - Excelente, ainda bem! A mulher de César também era séria: o problema dela não era esse!
posted by VLX on 7:14 da tarde
#
(0) comments
VAMOS IMAGINAR...
... que nós, pessoas minimamente decentes e honestas, seríamos ofensivamente surpreendidas com um filme onde alguém nos acusava de sermos isto e aquilo e, não apenas contente com isso, também com aqueloutra coisa. Teríamos várias hipóteses de reacção: a velha bengala, a não mais antiga fuga com o rabinho entre as pernas ou o recurso à via judicial, por muito cara que a tenham feito. Eu confesso que recorreria à bengala, cuidadosamente escolhida, mas não sou Primeiro-Ministro nem quero ser. Se fosse, seria necessariamente obrigado a recorrer à via judicial e a discutir com o alegado difamador. Isto parece-me óbvio.
...a qualquer momento, a retaliação judicial contra aquele senhor estrangeiro que mora no Allgarve. Depois de tantas ameaças nesse sentido, não há outra coisa a fazer. Qualquer um de nós que se visse num filme a ser difamado por ser estrangeiro identificável teria apenas uma única solução para resolver o problema de forma legalmente admissível: interpelar judicialmente o alegado difamador para se apurar a verdade e se fazer justiça. Até porque é neste tipo de zangas que se descobrem as verdades e se inocentam as pessoas. Nesta coisa, estou completamente do lado do nosso Primeiro-Ministro.
posted by FNV on 11:28 da tarde
#
(2) comments
E NO FIM GANHARAM OS MELHORES...
No fundo, no fundo, mutatis mutandis, a Champions League não é muito diferente do campeonato português...
posted by VLX on 10:28 da tarde
#
(25) comments
CHEGOU! E É LINDO...
Tem uns 10 centímetros por 6 e o cantinho superior direito picotado. As extraordinárias cores azuis e brancas (que ainda deviam ser as da bandeira de Portugal, e não aqueles verdes e vermelhos desbotados) pontificam e distinguem-no dos demais. O símbolo da Champions League parece já cantar a plenos pulmões, com a orquestra toda a acompanhar. E o belíssimo emblema do FCP distingue-se também do todo, como o clube. Diz que será no Estádio do Dragão, hoje, pelas 19h45. O lugar vem magnificamente indicado, não há como enganar e é dos bons. O adversário também, mas é o que há nestas competições em que invariavelmente participamos. O cachecol aguarda, pendurado; o transporte já está assegurado, o restaurante seguinte também, desejando-se que seja para comemorações e que não refilem com os charutos. A baixa do Porto já está cheia de bifes a devorarem pints, enquanto não se lhes entornam baldes de água gelada. E os aviões não param de passar, para aterrarem no aeroporto. Só as horas não passam...
Durmo com a tua mulher e não deixo de ser teu amigo. Ou a arte de simplificar as coisas simples. Por exemplo, de alisar uma folha branca. O João Miranda é mestre nisto.
posted by FNV on 1:33 da manhã
#
(1) comments
CAMPANHA NEGRA:
Uma vez mais contra Sarah Palin. No ano passado chegou a "molestar sexualmente o filho," agora é sobre uma sua escolha política. As coisas que aqui se dizem: "diz-se que alegadamente terá dito", segundo "um testemunho" etc. A lama, a intriga, o ódio. Ó horror! Aposto que este blogue também alinhou na vergonhosa campanha anti-Sócrates.
posted by FNV on 12:14 da manhã
#
(3) comments
OS VALENTÕES ESQUIZO-PARANÓIDES:
Agora não dizem nada? Pois é, não há dr. Ricardo Costa, não há CD da Liga nem apito vermelho. É comer e calar.
Esta água. Não a mereço. As antas disfarçadas de estudantes já não me gritam lá em baixo. Sonho com rios de lama, ilhas GTI de rodas para o ar e margens amuralhadas com roupa a respirar. Sou azedo mas sou ambicioso. E seríamos todos ovíparos sem memória. Tanta felicidade. Não mereço.
posted by FNV on 10:15 da tarde
#
(0) comments
FIRST WE TAKE MANHATTAN, THEN WE TAKE BERLIN (III):
A teoria é interessante: algum dia haveríamos de escolher (a estabilidade), por isso Quique fica. A roleta russa também segue esse princípio. Depois do título de 1994 ( graças ao Prof. Queiroz, que vê o futebol como uma mistura de canasta com as memórias de um psicopedagogo), o caos instalou-se. Literalmente, o abismo. A força do FCP obrigou-nos a errar. Acontece. Sucederam-se emplastros diversos, até uma capela foi construída e destruída pouco tempo depois. Desorientação terrena. O consulado de Vieira, que gere o Benfica como quem gere uma oficina, produziu os resultados esperados. Um ascensorista com laivos de astronauta de quintal não faria pior. Veiga, e depois Rui Costa, são alter-egos do mecânico desconfiado. As contas equilibraram-se, mas faltou um pouco mais de azul ( pese a antiga e pouco saudável convivência com esse cliente regular da justiça). Um presidente do Benfica que é sócio do FCP e antigo presidente do Alverca. Dirão que não há impedimento se houver caco e estratégia. Não houve sombra do primeiro nem rasto da segunda. Uma fronda , pura e dura. Explicar aos sócios que estamos condenados a ganhar de dez em dez anos, se tudo correr benzinho. A alternativa é uma limpeza geral: dois ou três anos sem ganhar e depois ganhar sempre.
(cont.)
posted by FNV on 9:21 da tarde
#
(7) comments
MENTIRAS ELEITORAIS:
posted by FNV on 11:13 da tarde
#
(0) comments
FIRST WE TAKE MANHATTAN, THEN WE TAKE BERLIN (II):
Dizia Montesquieu que as repúblicas de Itália gabavam-se da perpetuidade dos seus governos quando deviam gabar-se da perpetuidade do seus abusos. O sr. Quique quer 3 milhões para se ir embora? O remédio é simples. No ano passado, o presidente do Steaua de Bucareste, Gigi Becali, ofereceu 100.000 U$ a quem lhe levasse o guarda-redes Carlos ( ex-Boavista). O sr. Quique não disse que a qualquer altura pode aceitar um convite de Espanha? Pois bem: ofereçamos 1 milhão ao Numancia para ficar com o Sobrinho da Tia Lola. Sempre poupamos dois. Não pensem que é para gastar em Balboas e Martins. Parte desse dinheiro será para indemnizar o sr. Rui Costa. Boa viagem.
(cont.)
posted by FNV on 11:00 da tarde
#
(0) comments
PARA QUE NÃO SE FALE SEMPRE APENAS E SÓ DOS JOGOS DOS GRANDES:
A drª Ana Gomes está rendida ao poder da imagem. Já tinha reparado. Agora ridiculariza o cartaz de MFL, mencionando cangalheiros entre outras alusões elegantes.
Digo isto há anos: voltar atrás. Limpar os camarotes dos bezerros piolhosos e tirar-lhes os croquetes da boca. Despedir todos os jogadores que gostam de ganhar mal e porcamente a uma turma de desempregados virtuais. Jogadores com o Francisco Ferreira, despedido pelo FCP, que acolhemos em 1952 : desses.
posted by FNV on 9:19 da tarde
#
(1) comments
UMA NOITE E CHUVA (XXVI):
Vivemos sempre entre ruínas. Nunca repararam nos restos das travessas ou nas fotografias dos miúdos ainda pequenos? Perfeição de um mundo intacto e o movimento é assassino. É uma arte. Percorrer as ruínas com a memória na mão.
posted by FNV on 9:11 da tarde
#
(0) comments
TÃO SIMPLES COMO UMA TRIVELA DO AIMAR (II):
Já que anda tanta gente interessada na declaração dos interesses amorosos da Fernanda Câncio, sugiro que se alargue o privilégio: vamos lá saber das amizades e relacionamentos de jornalistas com políticos, empresários, presidentes de clubes de futebol, traficantes de droga, reitores de universidades manhosas, aspirantes a líderes partidários e por aí fora. É diferente? Pois é: os amores são fugazes e os interesses são perenes. A jornalista/blogger diz e escreve coisas que são rebatíveis e a sua suposta situação amorosa é pública. Dezenas de outros jornalistas escrevem sobre assuntos menos pitorescos e as suas ligações são totalmente ocultadas. É aqui que está o osso.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.