O exercício é inofensivo e assim o recebo do lourenço ( cujo blogue tem um cabeçalho justíssimo que um dia destes há-de ter acerto de contas coimbrão...). Os últimos cinco livros que li:
- The Temple Tiger / and More Man-Eaters of Kumaon, o melhor de Jim Corbett; - La maladie à la mort, de Kierkegaard ( por prazer e por necessidade); - Juan Carlos, de Paul Preston ( tradução miserável); - Catarina de Médicis, de Leonie Frieda; - Escritos sobre retórica, de Nietzsche ( excelente edição de Santiago Cuervos).
NOVO ESTADO II: Onde anda a patrulha da esquerda, sempre tão pronta a defender (até na rua) as liberdades dos cidadãos e sempre disposta a combater as intolerâncias e os abusos de poder? Provavelmente, está no Governo ou bem instalada.
posted by Neptuno on 1:37 da tarde
#
(0) comments
NOVO ESTADO: Imagino que aos poucos os portugueses se vão apercebendo do tremendo erro que foi oferecer a maioria absoluta aos socialistas. Com a vara na mão, os socialistas têm demonstrado por todo o lado a sua arrogância, prepotência, despotismo e falta de capacidade de diálogo. Os episódios recentes da DREN e do Centro de Saúde de Vieira do Minho revelam uma atitude persecutória do Estado sobre as pessoas como já não havia memória, uma tentativa inaceitável de amedrontar e intimidar as pessoas, imprópria de um regime democrático.
Para aquilatar do belíssimo ímpeto anarco-relativista da oposição, se eu pertencesse ao gabinete de propaganda do governo tentaria estimular:
a) a afixação de caricaturas de Marques Mendes e Michael Jordan ( lado a lado) nas sedes de algumas concelhias portuenses do PSD; b) a organização de um quizz show na sede nacional do PCP: os temas versariam exclusivamente a tripla tese de Pacheco Pereira sobre Cunhal; c) que os jornais publicassem, com a chancela oficial do Bloco, os artigos escritos por Louçã nos gloriosos tempos da boa Albânia e do seu fabuloso modelo económico.
O Benfica pagou 9 milhões de euros por uma tacuara paraguaia que dá pelo nome de Cardozo. Ao que parece, é uma cana alta. Podia o clube ter optado por um poste de electricidade simples, com 7 metros de altura, que custa apenas 1000 euros e que permite uma curva - se associado a outro - que pode ser descrita como a solução de equação diferencial em que k=Wo/T *. O departamento de prospecção do SLBerardo não devia confundir o Football Manager 2007 com a realidade.
Quando se quer limpar a moral pública, são necessárias duas coisas: um grande caixote e uma peneira atenta. O primeiro, porque muita coisa vai caber lá dentro; a segunda, para não deitar fora o público.
De Alberto Martins, líder da bancada parlamentar socialista, classificando de "provincianismo" a tentativa da oposição de discutir a ratificação do futuro tratado europeu quando comparada com "as questões planetárias" que ele entende serem primordiais. Já dizia Gasset que o provinciano é aquele que, viva onde viver, julga ser o centro do mundo.
posted by FNV on 12:05 da tarde
#
(2) comments
INCONVENIÊNCIAS:
Agora que todos batem no dr. Negrão, convinha saber quem foi o bogango que teve a ideia.
Isto é comum, de velho se torna a menino e ao flower power & etc. Mas não deixa de ser arrepiante as bestas todas que um tipo conhece que desejam um mundo ditado pelo amor. Estaline amava, Hitler amava, o Duque de Guise amava, Gilles de Retz amava, todos amavam. O Moore descreve na Utopia o amor perfeito cheio de verdade: os nubentes eram obrigados a defrontar-se nus para que nada fosse ocultado. Ao menos as misses não enganam ninguém.
Diz o estóico andaluz que as naturezas nobres não gostam de se demorar muito nos corpos pois sentem-se aprisionadas ( Platão, mais pesado, calculava que a alma do sábio tende para a morte). Como eu vejo as coisas, tens assim duas alternativas: ou morres cedo ou desces a fasquia.
Estava a conseguir a ver o Prós & Contras - sobre essa interessante fórmula portuense que consiste em fazer gala de um bairrismo cromagnon e ao mesmo tempo querer ser capital de não sei o quê ( tripas? chanfana?) - até ter aparecido no ecrã o petimetre Magno e mais as suas citações ( "Steiner", "o Farol de Alexandria" e outros ecúleos). Deviam ter usado detectores de vazio.
posted by FNV on 2:05 da tarde
#
(0) comments
FECHEM AS CRIANÇAS:
Nesta época do ano, milhares de pais levam os filhos - os que acabaram o 9º ano - aos psicólogos para fazerem testes vocacionais. Esta área da psicologia tem o rigor preditivo do lançamento de búzios e a utilidade de uma pulga na cama. Aqui há uns anos, numa escola de Coimbra, todos os miúdos foram apontados como futuros arquitectos. Acreditarei nos testes vocacionais quando um psi disser à mãezinha: "A sua Vanessa Carina, se perseverar, dará uma excelente puta." Ou ao paizinho: "O seu Bruno Renato, se não se estragar, virá a ser um burlão competente."
Como se chama o tratado que o PSD quer que eu referende? Ou escolho eu?
posted by FNV on 9:45 da manhã
#
(1) comments
NEM TUDO É MAU:
Há uns anos para cá, os blogues juntaram-se aos articulistas e criaram a mais famosa brigada de Junho, os "especialistas instantâneos em fenómemos de ignição". Estes espontâneos analisam tudo: a extensão da frente de fogo, a durabilidade do rodado dos camiões dos bombeiros, a problemática geral da reorganização dos corpos de voluntários à luz do novo tratado europeu, etc. Este ano, só a chuva nos tem salvo.
'TÁ TUDO A DORMIR...: Os líderes dos partidos de oposição deviam ler mais António Barreto. Por qualquer motivo, preferem apenas virar-se de lado e continuar a ressonar levemente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.