TACHO AO FUNDO: Parece que os Irlandeses também disseram 'não' à carreira política do nosso PM, e desta vez não parece haver concessionárias que lhe valham….
posted by VLX on 6:29 da tarde
#
(7) comments
CRONIQUEURO 2: 1. Portugal jogou bem contra uma grande República Checa. Começa a convencer. 2. Uma dica para a defesa: nos cruzamentos (e em particular nos cantos), o centro da área não é menos perigoso do que o primeiro poste; convém que falem uns com os outros e que lá fique alguém. 3. Por falar no centro da área, o Ricardo jogou bem: fez uma grande defesa e reduziu sensivelmente as saídas em falso (1) e as sempre temíveis defesas para a frente (1). 4. Enquanto houver Deco assim, há esperança.
posted by PC on 5:20 da tarde
#
(1) comments
O SEU A SEU DONO: A todos aqueles que já tinham posto a roupa de domingo a arejar da naftalina para as traças aconselha-se a que arrumem tudo outra vez no armário porque não vão ao jantar dos grandes.
posted by VLX on 12:37 da tarde
#
(9) comments
VOTOS: Faço então votos de que o Sr. Sccolari tenha aberto os olhos e aprendido com os seus próprios erros para que desta vez saiba aproveitar bem a herança de Mourinho. Se assim for, pode ser que ainda venha a ganhar uma final em casa, e não perdê-la.
Dizem-me que a UEFA anunciou que o FCPorto foi readmitido na Champions, os búlgaros continuam de fora. Consultem: pt.uefa.com/competitions/ucl/news/kind=1/newside=551776.html. Não escaparam da suspeita nem de futuras denúncias.
Adenda: faço notar que avancei a notícia antes da TSF e de qualquer outro blogue. Como castigo rapei o cabelo tal qual acto de contrição maoísta muito em voga no tempo de Maria José Morgado.
A BOLA: Custa-me estragar este momento de felicidade infinita do meu querido amigo Filipe, que tem celebrado como pode (e contendo-se imenso!) a enorme alegria de vislumbrar ao fundo do túnel a possibilidade de, na secretaria, o seu clube poder sair do quarto, castigo imposto pela porcaria de jogos que fez no campo ao longo do ano, e ir sentar-se à mesa dos grandes, como se de um verdadeiro grande se tratasse. Desculpa, Filipe, mas a coisa é assim mesmo. Vocês este ano não fizeram mais do que merecer estar no quarto, à espera dos restos do jantar dos crescidos. Se porventura puderem sair do quarto e ir à sala de jantar, o que ainda não é líquido, ao menos que não façam as tristes figuras que habitualmente fazem das poucas vezes que por mérito lá foram. Se por mérito é o que é, sem mérito deve ser um desastre total...
posted by VLX on 2:24 da tarde
#
(17) comments
CEDÊNCIAS: Aparentemente, o ministro Manuel Pinho terá conseguido compreender a mensagem que lhe encasquetaram para fazer passar pois, da parte das declarações que dele ouvi na TSF, por seis vezes disse que o governo não tinha cedido. Talvez não. Mas um dia alguém nos irá explicar muito direitinho como é que toda esta história do imbróglio do governo que nasce do preço do combustível vem a ser resolvido através das concessionárias das auto-estradas que, ou muito me engano, não eram personagens nem participavam no enredo. Por outro lado, atenta esta promiscuidade bizarra, não se estranhe que para a próxima seja chamada a PT ou outra que tal para resolver os problemas dos pescadores ou os dos taxistas.
posted by VLX on 1:33 da tarde
#
(0) comments
ANNUS HORRIBILIS:
Depois de tudo o que já aconteceu, os andrades verão Scolari, o tal que nem para a equipa B do FCP servia, treinar o Chelsea. É bem verdade que Scolari foi uma espécie de João Paulo II do futebol português ( já que eles gostam de comparações idiotas): foi o primeiro a desafiar, sem medo algum, o sr. Pinto da Costa. Depois foi um dominó.
posted by FNV on 12:27 da tarde
#
(7) comments
ODI ET AMO (XC):
Há mulheres que enquanto remodelam ou compram casa nova e familiar já pensam em deixar o marido. Tenho deparado com várias e fico sempre a olhar para elas. Extasiado. Como é que coabita naqueles cérebros a ideia de alargar o ninho e a vontade de despachar o providenciador de genes? A resposta é simples: aqueles cérebros são muito mais sofisticados do que os masculinos. Diante de um marido irremediavelmente bronco e sem conserto, elas apostam naquilo que ele lhes pode ( ainda) oferecer: ajuda para melhorar a caverna. Uma vez concluída a obra podem finalmente despachar o taralhouco. A cultura actual - subsistência garantida e sexo sem coacção - recuperou uma velha e paleolítica aspiração feminina: palerma, homens há muitos!
O governo cedeu ( o João Miranda faz o resumo no Blasfémias na série "Dá o que não é teu") e fez bem: não há negociações sem cedências. O governo ganhou tempo para se preparar para o próximo bloqueio, os camionistas têm agora tempo para apurar a estratégia. Manuela Ferreira Leite fez bem em não arrotar postas de pescada ( aliás é uma senhora). Acabada de ser eleita queriam que dissesse o quê? Pediu sensibilidade e o governo ouviu-a. Nem mais.
Flores gosta de velocidade, por isso sonhou com Uche e tem pesadelos com Luisão. Mas há também o problema da altura. Hoje, contra os checos, é aritmética simples: nas bolas paradas eles vão pôr cinco gajos altíssimos e nós só teremos três para a marcação ( os centrais e o Ronaldo) . No sistema de Flores os centrais e os laterais têm de ser rápidos e isso nem sempre se coaduna com bom jogo aéreo. Ou melhor: coaduna-se mas custa muito dinheiro.
Eu tenho raça a jogar a trinco e às vezes digo aos meus companheiros para serem raçudos. Só num país mediático subordinado à agenda dos meninos e meninas do Bloco é que uma alusão à raça ( como a do discurso de Cavaco) lerpa logo com o anátema do imperialismo genético-social.
A SIC-N fez uma reportagem sobre a manifestação do PNR ( uma espécie de parada gay-depressiva com muitas t-shirts justas e pretas, cabeças rapadas, braços musculosos e botas fashion) . A reportagem incluiu um contraditório permanente, feito por um transeunte acidental, e a jornalista terminou a peça dizendo que a manifestação bolsou "ofensas e insinuações", não tendo sido "apresentada uma única proposta". Agora digam lá: é assim que a TV costuma tratar as outras manifestações ?
posted by FNV on 12:41 da manhã
#
(2) comments
COMPREENSÃO LENTA:
Os media já compreenderam que não há greve nenhuma ( ou páras ou levas uma pedrada), o governo também já deve ter percebido que um camião não é uma traineira. Menos mal. Cavaco teve os irmãos Pinto, também camionistas e bloqueadores. É a vez do PS deparar com a espontaneidade dos movimentos milimetricamente organizados. Toca a todos. O PSD deve instar o governo a cumprir a lei, ao contrário do que fez o PS na Ponte 25 de Abril ( como bem lembra o Pacheco Pereira). Se o governo não sabe - ou não pode - que fique registado em acta.
Manuela Ferreira Leite terá de apresentar um governo-luz em Setembro. Seis ou sete nomes - educação, saúde, finanças, economia, justiça, defesa e talvez obras públicas - que possam responder à pergunta básica: o que farão de diferente caso sejam poder. Estes nomes terão de ser previamente escrutinados pela equipa de MFL. Célebres ou anónimos, o seu passado terá de ser revisitado em pormenor: se já dormiram com prostitutos/as, qual a marca de cereais que comem ao pequeno-almoço, se pagaram o IMI de todas as habitações, em que entrevistas disseram asneiras que possam ser remediadas, se têm cão vacinado e com chip. Depois poderão ser apresentados aos media. Não se vai para a guerra com cartuchos molhados: não funcionam e ocupam o lugar dos bons.
Enquanto alguns provincianos - apesar de citarem Gasset - comparam o caso FCP/UEFA ao 11/9 ( acham-se sempre no centro do mundo, coitados) , Miguel Sousa Tavares diz o óbvio: Platini arrastou pela lama o nome do FCP e devia ter sido processado. Este caso também é exemplar por outro motivo: contra os poderosos bolinha baixa. Muito baixinha.
O sr. Nunes, do Eixo do Mal da SIC-N, está muito incomodado com a falta de respeito institucional. É um guardião dessas coisas. O sr. Nunes soube através do Paulo Pinto Mascarenhas que um jornalista televisivo disse que "Cavaco teve a honra de cumprimentar a selecção nacional". Suponho que se o caso se tivesse passado com Sócrates - o garoto propaganda* que as empresas portuguesas mandam correr no calçadão quando vão ao estrangeiro - tudo estaria nas devidas proporções.
* "Moleque que faz publicidade nas ruas". Não é de bom tom citar incorrectamente os jornalistas, porque eles e os seus amigos ficam ofendidos. É gente muito rigorosa.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.