DEBATES: Para os canhotos e outros incautos mais empedernidos que postulam como verdade insofismável que a América é uma sociedade de cowboys sem nada na cabeça, que não debate nada e que é comandada pelo «complexo político-militar», aqui deixo dois artigos que reflectem diferentes visões americanas sobre a relação com a Europa. O já clássico «Power and Weakness» de Robert Kagan (que curiosamente vive em Bruxelas, o que pelo menos o iliba da acusação corrente de que os americanos não sabem nada da Europa) e uma opinião diversa, com uma visão mais construtiva da relação Europa-EUA: «The New Transatlantic Project» de Roland D. Asmus e Kenneth M. Pollack.
Claro que para os nossos intelectuais afrancesados tudo isto são debates condicionados: onde estão as menções à exploração do homem pelo homem e os apelos à mudança da propriedade dos meios de produção, a crítica à globalização ?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.