CONSTITUIÇÃO EUROPEIA: Hoje no Parlamento, o primeiro-ministro defendeu a inclusão de uma menção da herança judaico-cristã na Constituição Europeia. Este debate já aqui foi mantido, nomedamente com os amigos do No Quinto dos Impérios e com importantes contribuições de JPP no seu Abrupto e no Público, pelo que não me interessa voltar a ele. Defendi que esta menção deveria ser incluída de tal forma que não passasse a ideia de que a Europa estava reservada a cristãos e vedada a muçulmanos. O primeiro-ministro afirmou que esta sua convicção não significava que tinha uma ideia confessional da Europa. Estou genericamente de acordo. Mas esta polémica tem uma outra consequência importante.
Parece razoável, politicamente sensato e inevitável a existência de listas conjuntas entre o PSD e o PP para as eleições europeias. Ora bem, uma das coisas que me fez querer deixar claro este entendimento da menção da herança cristã foram algumas declarações de responsáveis políticos. Lá fora foi Giscard d'Estaing que afirmou que a Turquia não partilhava os valores fundamentais da Europa, pelo que a sua adesão não seria recomendável. Cá pelo burgo recordo-me do dr. Portas ter afirmado, durante a última campanha eleitoral, que era contra a adesão da Turquia pelas mesmas razões. Claro que isto foi antes de ele ser um homem de Estado.
Mas uma vez que vai haver listas conjuntas, eu como provável futuro eleitor dessa lista gostava que estes mal-entendidos fossem esclarecidos previamente. Para que não haja equívocos. Ainda por cima numa altura em que não faltam novos democratas candidatos a porta-estandartes do anti-europeísmo (o que, aliás, pode ampliar a tentação do PP para que o pé lhe fuja). Teremos tempo para discutir isto serena e construtivamente (lá mais para o final do ano, início de 2004). É bom que interiorizemos que isto e outras coisas sobre a Europa devem ser previamente acordadas. Para que uma eventual lista conjunta seja uma candidatura consistente e não uma manta de retalhos onde cada cabeça sua sentença.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.