ESCÂNDALO: Segundo notícia do jornal A Bola, a Liga de Clubes vai decidir adiar por dois meses o prazo de apresentação pelos clubes de certidões de ausências de dívidas à Segurança Social e ao fisco. Esta apresentação é condição necessária à inscrição de equipes na Superliga.
Para lá das óbvias questões de concorrência desleal que este problema coloca (quem pagou está em pior situação do que quem não o fez), parece-nos que o Estado não se pode alhear deste problema. É que esta decisão é uma admissão pública pela Liga de que há clubes que não pagam as suas contribuições fiscais e sociais obrigatórias. Porque gastam o dinheiro noutras coisas. Em contratações e salários milionários.
O Estado tem de obrigar os clubes a manter as suas contas em dia com o fisco e a Segurança Social, como aliás faz para todas as empresas e cidadãos. Para que os dirigentes ganhem consciência de que não podem viver acima das suas possibilidades - raciocínio elementar que qualquer chefe de família ou empresário faz. Gostamos de futebol mas assistir a esta impunidade e desvario envergonha-nos enquanto cidadãos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.