ESQUIZOFRENIA BLOGUÍSTICA: Há uma discussão em curso na blogosfera que me parece um pouco esquizofrénica: as intervenções em torno do meio que usamos para comunicar (os blogues). Pode ser falha minha. Percebo o interesse prospectivo (uma espécie de concurso de advinhação) em tentar pensar quais os caminhos futuros que a comunicação trilhará e qual o papel da blogsfera aí. Penso no entanto que é muito cedo para tirar conclusões. E sobretudo que as conclusões mais sólidas e consistentes só muito dificilmente serão tiradas por quem participa neste fenómeno (a eterna questão da objectividade/subjectividade).
Porque é esquizofrénica esta discussão ? Há quem ache que os blogues serão um meio para no futuro fazer história (o que se calhar está correcto), passando portanto a escrever no presente para o futuro e escrevendo sobre o futuro (da blogosfera) no presente. Existe quem publique artigos na imprensa escrita, sustentando que a relação dos blogues com a imprensa escrita não interessa nada (estando possivelmente certo, não deixa de ser paradoxal). Há ainda quem entenda que a blogosfera não tem muita importância (talvez), mas participe nesta discussão que justamente tem como consequência encontrar legitimação e argumentação (quem sabe se válidos) para aumentar a relevância da blogosfera.
Por último há os que como eu, mais levezinhos, fúteis e superficiais, acham que a discussão não interessa, que é precipitada e feita por quem não está em condições de pensar sobre ela com clareza e discernimento. Mas, hélas, pelo simples facto de ter proclamado esta pérola da despreocupação e vacuidade já dei por mim a emitir opinião sobre o estado actual do fenómeno bloguístico. Se isto não é esquizofrénico (ou umbiguista para usar uma terminologia mais em voga), o que será ?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.