IDEIAS VELHAS, MÉTODOS VELHOS: Daniel Oliveira publicou no BdE um post revelador. Escreve que o Fórum Social Português foi «... a primeira vez que organizações que nasceram "especializadas" se politizaram...», que «...os temas serão os de sempre ...» e que «...a chegada do Fórum Social Mundial ... não tem paralelo em Portugal.». Ou seja, o Fórum serviu sobretudo para a instrumentalização política de reivindicações parcelares e militâncias generosas. Para converter a militância altruísta e interesses corporativos normais em democracia nos temas de sempre.
E quais são os temas de sempre ? A destruição do capitalismo, a substituição da democracia representativa, a superação da ordem burguesa e liberal. Tudo isto com actualizações de linguagem: democracia participativa, globalização alternativa e rejeição do pensamento único neo-liberal. Ora bem, isto não tem nada de novo, como aliás o próprio Daniel bem reconhece. Tresanda a tentativa de constituição de uma 5ª Internacional (ou 4ª, dependendo da tradição comunista que sigam). A disputa entre o PCP e o Bloco de Esquerda da liderança deste processo é, a esse respeito, elucidativa.
Era bom que muitas ONGs, que são mantidas por gente que não sonha com amanhãs que cantam e morre de medo da ditadura do proletariado, ganhassem consciência do que está em causa. Ao esclarecer este embuste, Daniel Oliveira foi de uma honestidade política assinalável.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.