KURT COBAIN IS ALIVE: A VH1 procedeu a uma votação para determinar as 100 melhores canções dos últimos 25 anos (resultados aqui). A grande vencedora foi «Smells like teen spirit» dos Nirvana. Não gostamos de concursos de músicas ou de votações sobre manifestações artísticas. Mas temos pena de não ter contribuído para este resultado com uns mil votitos.
Os Nirvana são para mim uma banda mítica. A energia que trouxeram à cena musical não se voltou a repetir. Guardarei para sempre a memória do seu concerto no Pavilhão do Dramático de Cascais, mês e meio antes de Kurt Cobain dar um tiro no céu da boca. Foram os reis inigualáveis da onda grunge de Seattle, tendo os Soundgarden e os Pearl Jam como escudeiros.
Os Nirvana eram o excesso, o exagero, que só neles pareciam fazer sentido: gritaria, electricidade a mais, destruição de instrumentos, niilismo e desencanto absoluto, heroína e psicotrópicos de toda a origem e a toda a hora. Tudo tendo por base excelentes canções, como o prova uma audição do seu Unplugged. Kurt Cobain seguiu à risca a máxima de live fast and die young with a beautiful body (esta parte final talvez não tenha sido totalmente respeitada). Tem hoje um lugar cativo na história da música e da cultura americana e global ao lado de outros mitos como Jim Morrison, Jimmy Hendrix ou James Dean.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.