UMA LUZ QUE SE EXTINGUIU: Como muitos do actuais bloggers lusos, a Coluna Infame foi o primeiro blog que li. Durante semanas foi sempre a primeira fonte de informação e comentários que consultei (apesar de nem sempre concordar com o que lia). Com uma combinação feliz de estilos, personalidades e temas diversos inspirou inúmeros aspirantes a escribas. Contribuiu decisivamente para que a blogosfera não sofra da hegemonia esquerdista que afecta todos os campos da vida comunicacional e cultural portuguesa. O surgimento deste blog é certamente resultado da inspiração suscitada pela Coluna Infame (um efeito colateral indesejável).
No mar da blogosfera a Coluna Infame foi sempre o farol que nos alumiou o caminho. O que para uma frágil embarcação como a nossa significou, durante os primeiros tempos, a diferença entre a navegação e o naufrágio. Não mais sulcaremos os mares com referências claras, sabendo onde está terra firme. A partir de agora teremos de contar apenas com os nossos limitados instrumentos de bordo. Com o mar cada vez mais pejado de trutas e tubarões, navegar tornar-se-á uma actividade bem mais perigosa, bem mais temerária.
Talvez seja uma crise de maioridade, como afirma JPP e, sendo frios, talvez nos devamos congratular com o aparecimento de muitos novos blogs e com o encerramento de outros, como sinal de liberdade e de evolução. Não deixa no entanto de ser triste. Parafraseando um dos infames: assim se cresce, assim se aprende.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.