ANCORA MAMMA MIA!: Seguindo escrupulosamente as pisadas do líder, eis que o Secretário de Estado do Turismo italiano insultou os turistas alemães, os quais rotulou de "...super-nacionalistas que não perdem uma oportunidade de serem desavergonhados e de invadirem com grande alarido as praias italianas..", aconselhando os alemães a submeterem-se a um teste de inteligência.
Abstraindo do plano institucional (onde reina o "politicamente correcto" e, por isso mesmo, estas palavras soam mal), estas declarações podiam ser feitas por qualquer cidadão europeu, no conforto de uma roda de amigos, no cafésinho da sua terrinha. Lembro-me das hordas de italianos que anualmente são despejadas nos países mais próximos, para desespero dos locais que se vêem obrigados a fugir da inerente gritaria e a trancar as mulheres em casa (mesmo as que têm bigode!). E que dizer dos bifes (mal) passados que todos os Verões se apoderam do Algarve? E dos algarvios que anunciam nos restaurantes "we have understands"?!? E os checos de sandália e meia felpuda? E os nossos queridos vizinhos que só sabem falar uma língua (castelhano) e mal? E os povos do Norte da Europa que são sempre tão elogiosos para os povos do Sul?
Esta é a Europa que temos e teremos. É esta que queremos? E não há alternativas?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.