EXPLOSIVO: O relatório do Congresso americano sobre o 11 de Setembro anuncia-se como explosivo. A desinformação já começou. Hoje de manhã pelas rádios deste Portugal corria a versão de que a Administração Bush soube do acontecimento antes dele ocorrer. É óbvio que estas interpretações simplistas e de um primarismo anti-Bush confrangedor são completamente disparatadas. Pode ter havido desleixo ou incompetência na forma como se lidou com a intelligence anterior aos atentados (partilhável aliás por republicanos e democratas). Mas a surpresa global que a amplitude do ataque gerou é a melhor prova da ignorância das autoridades americanas.
O Aviz avança com outro dado. A hipótese deste relatório demonstrar cristalinamente a responsabilidade da Arábia Saudita nos atentados (como Israel e a Mossad sempre afirmaram). Caso esta hipótese se confirme, teremos um mini-sismo no sistema de alianças dos americanos no Médio Oriente com implicaçõe imprevísiveis. À cautela, os soldados americanos já foram todos retirados da Arábia Saudita. Daqui a uma semana saberemos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.