LIBERAIS E LIVRES (2): Não existe pela parte que me toca qualquer diferença de fundo relativamente às preocupações de PC expressas no post Gulag de Guantanamo. Já não adiro às imagens exageradas de caracterização da América de hoje. Imagens estas que traem o autor, ao denunciarem uma disfarçada mas perceptível oposição à actual política externa americana.
Como tenho para mim que se a administração fosse democrata, a política externa seria fundamentalmente a mesma (talvez apenas mais desastrada), esta posição de PC traduz apenas um anti-americanismo larvar, típico da esquerda europeia. Que se atribui uma coincidência com uma suposta tradição americana de liberdade e uma dissonância com o (neo-)conservadorismo.
Ora, o meu ponto é que esta subtil mas reveladora distinção é uma atitude errada perante o que está hoje em jogo. Alguém duvida que o 11 de Setembro teria acontecido na mesma se Al Gore fosse presidente ? Que o ódio dos fundamentalistas e terroristas é justamente a uma sociedade que vive em razoável harmonia com estas diferenças de opinião ? E que é esta liberdade que eles visam atingir ?
É óbvio que o tratamento dado aos prisioneiros de Guantanamo deve ser denunciado. E que a máquina militar deve ser controlada. Felizmente que numa democracia como a americana isso é possível, pelo sistema de checks and balances que a caracteriza. Mesmo em situação de guerra.
Eu sei que nós europeus não nos apercebemos, mas é assim que a esmagadora maioria dos americanos se sente. Em guerra. Quanto mais não seja porque têm muita da sua juventude empenhada na defesa do nosso (europeu e americano) modo de vida ocidental.
Nós europeus, entretanto, vamos dando lições de cátedra sobre humanismo. Do alto da nossa sobranceria burguesa e da nossa vidinha pacífica. Sem gastar muito dinheiro em defesa nem em segurança. Tendo assim garantida a paz militar e social europeia. Garantida por quem ? Pelos «selvagens» dos americanos. Alguém falou em «caricatura obscena» ?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.