METABLOGUISMO:O Aviz alerta previdentemente contra o perigo do metabloguismo invadir os blogues. De facto, começam a surgir alguns blogues que se especializam em analisar, dissecar, desconstruir e relativizar as discussões dos blogues e o papel deste meio. No problem. Até porque a maior parte deles são bem escritos e afirmam coisas interessantes (como o A Carta Roubada e o Socio(B)logue).
Mas o Aviz faz bem em chamar a atenção para o facto de muito do que é por estes blogues imputado à blogosfera e a outros blogues ser totalmente reversível e aplicável a eles próprios. Já aqui alertámos para o facto das análises sobre este nosso meio, feitas por quem aqui escreve e numa fase em que ainda não se percebe claramente quais os caminhos da blogosfera no futuro próximo, poderem ser precipitadas e pouco objectivas. É que não há um distanciamento sequer mínimo entre sujeito e objecto da análise.
Assim se pode abrir o campo para as (muitas vezes injustas) acusações de tentativa de manipulação. De imposição totalitária da agenda. De orientação dos caminhos futuros da blogosfera. De psicanálise de bolso ou de mera croniqueta social sob o erudito manto de citações atiradas ao desbarato. Eu, pela parte que me toca, não me importo nada que me coloquem num sofá. Mas desconfio da cientificidade de algumas dessas análises.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.