O GULAG DE GUANTANAMO: Vai começar brevemente o julgamento dos prisioneiros detidos pelas forças americanas na base de Guantanamo (ver artigo de opinião no Heraldonline). Se os acusados fossem cidadãos americanos num qualquer país do terceiro mundo, as condições em que o processo decorrerá seriam porventura suficientes para justificar, perante a opinião pública americana, uma intervenção militar destinada a impedi-lo. E são, seguramente, justificação bastante para que qualquer país civilizado recuse extraditar uma pessoa procurada por estes tribunais, por não estar garantido um fair-trial: inaplicabilidade das Convenções de Genebra; incomunicabilidade dos prisioneiros durante a investigação e negação do direito a assistência por advogado; procuradores que já se pronunciaram publicamente sobre a culpa dos arguidos; julgamento "tanto quanto possível" público (para os restantes militares da base, supõe-se); decisão dos recursos pelo secretário da Defesa; ah, e a possibilidade de aplicação da pena de morte. Aliás, o problema da extradição raramente se porá, porque os serviços secretos americanos retomaram a sua tradição de sequestrar ilegalmente os suspeitos nos países onde se encontram.
O Observer já começou a preocupar-se com a sorte dos dois cidadãos britânicos implicados ("A grave injustice"). Por cá, ainda não vi manifestações de repúdio, nem do PR, nem do Governo Português, nem da Ordem dos Advogados, nem do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, nem da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, nem da chamada "sociedade civil" (embora já tenham merecido referências de alguns blogues, a mais completa das quais no causidicus).
Pois bem. Num momento em que tantos blogues se auto-proclamam "liberais", estou curioso por ver quanto do genuíno liberalismo (protecção das liberdades individuais contra o arbítrio do Estado) lhes corre nas veias. A mim, pessoalmente, dói-me assistir à cínica transformação da América numa caricatura obscena de si própria. E, parafraseando Orwell, é preciso reconhecermos esta verdade - ainda que o Bloco de Esquerda diga o mesmo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.