SOBRE O ARTIGO DE VITAL MOREIRA (1): Num post anterior o artigo de hoje de VM no Público foi comentado pela ala esquerda da nossa embarcação. Porque gostamos de discutir com espíritos inteligentes ainda que discordantes (VM e PC), aqui vai a nossa opinião:
O slogan "menos Estado, melhor Estado" deve ser interpretado precisamente ao contrário do que foi intuído pelo nosso amigo PC. É justamente para melhor prestar as suas funções essenciais que muitos de nós acham que o Estado deve ser menor mas mais eficiente. O que porventura nos divide é a definição de funções essenciais do Estado.
O argumento do surgimento de uma underclass em economias mais liberais não resiste à comparação com as alternativas: a manutenção da situação actual significa a falência por falta de meios financeiros resultante do envelhecimento da população e da diminuição da população activa. E aí passaremos a uma situação ainda mais grave. Nos casos em que se entendeu que as funções essenciais do Estado deviam ser todas as actividades económicas (eu sei, não é o que PC defende) a underclass passou a ser toda a população que não era da nomenklatura.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.