TERNURA: Também há, nesta vida solvente de Prof. Karamba. Já há uns anos que dou apoio ao Nelson ( por assim dizer), um sossegado esquizofrénico quase na casa dos 40, que vive hoje uma existência miraculosamente pacata e controlada. O Nelson vive num lugarejo de quinze habitantes a 20km de Oleiros, Beira Baixa. O que torna este personagem especial é por um lado a sua candura, por outro a sua obsessão: o surto psicótico, como é dos livros, encontrou-o tinha ele 22 anos, estava na PSP há três. Foi aposentado compulsivamente, e desde aí, interpreta sinais. Só tem uma carreira semanal para Oleiros, às terças-feiras, que aproveita para se abastecer de jornais: o DN e o Correio da Manhã. De resto, passeia no lugarejo todas as manhãs, com o ouvido colado à TSF. Nestes últimos anos, dizia-me sempre que a sua interpretação das notícias o faziam crer que iria ser readmitido na PSP, pois que havia mensagens que lhe eram claramente dirigidas.
Este ano, e pela segunda vez, o Nelson, com sábia sensibilidade pela situação económica actual do país, disse-me esta coisa fabulosa: Sabe, pela minha interpretação do que dizem os jornais e a TSF, a minha situação está congelada.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.