AS DUAS AMÉRICAS (POST FINAL): Não tencionava voltar ao tema. Porém, sob pena de ser maçador, permito-me fazê-lo por o nosso Comandante ter andado ocupado com outras costas que não o Mar Salgado. Regozijo-me com o seu regresso ao nosso meio - embora a sua figura tutelar nunca tenha abandonado o espírito dos que ficaram.
Creio porém que estas curtas férias lhe aumentaram em energia o que lhe roubaram em discernimento. Vejamos:
1) É errado confundir clareza com "simplismo".
2) A minha mente é demasiado exígua para se ocupar com "tácticas" em discussões blogueiras. Receio bem que o NMP tenha passado ao lado do essencial da questão - mas não vou explicar-me novamente.
3) A última coisa que me interessa é militar na política interna americana, a favor de democratas e contra republicanos, ou vice-versa. Estou-me nas tintas. Como, aliás, poderia depreender do meu post quem não estivesse tão preocupado em descobrir "estratégias", "tácticas" e raciocínios animados por segundas e obscuras intenções. Se nem a política partidária portuguesa me interessa, havia de ocupar-me com a americana?
4) A linha de argumentação do nosso Comandante lembra-me de repente uma bela música do Tom Waits: também eu começo a ficar um pouco "tired of all these soldiers here...". Bem sei que é demoníaca a tentação de eleger um "símbolo do oposto" para afirmarmos a nossa identidade (os soviéticos fizeram isso décadas a fio com o ocidente, Cuba continua a fazê-lo, Bush criou o Eixo do Mal). Provavelmente, também já cedi a essa tentação. Mas não gostaria de ser sistematicamente confundido com o "símbolo do oposto" dos meus caros companheiros de embarcação. Isso, sim, é uma redução fácil e simplista. Quando sou verdadeiramente "oposto", julgo que as minhas bandeiras se vêem bem.
No mais... bom regresso, Comandante, e avante!, a todo o vapor (não resisti!). Parafraseando o amigo Baeta, fica um abraço tipo Nuno Salvação Barreto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.