DESTINO: Quis o destino que Sérgio Vieira de Mello e demais funcionários da ONU vítimas do atentado de ontem em Bagdad - a quem presto a minha homenagem - viessem a morrer às mãos daqueles que a "comunidade internacional" corporizada na ONU quis proteger dos EUA, por força de interesses meramente políticos de certos países, mascarados por um infelizmente utópico "direito internacional".
Com todos os seus defeitos, é inegável o contributo da ONU para a paz no mundo, tendo o grande mérito de propiciar o diálogo entre nações desavindas e promover os bons ofícios da generalidade dos países para a resolução dos conflitos no planeta.
No entanto, há regimes ou organizações para quem a vida humana é algo meramente acessório e o mundo civilizado "a sua ostra". Para quem a ONU é apenas mais uma organização com sede em NY.
O regime iraquiano foi atacado por ser assim. Para que nem tudo seja em vão, não será possível um consenso internacional quanto à forma de lidar com esta gente?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.