EMBALA-ME: Uma das vantagens de ser um psicoterapeuta generalista é a de poder contactar com um universo alargado de almas. Se fosse psicanalista, esse universo estaria reduzido aos que podem pagar 4 a 8 sessões mensais, correspondendo isto a uma despesa de cerca de 200-500 euros mensais. O termo psicoterapeuta repugna-me, soa e sabe a aldrabão de feira; Mas como ainda não encontrei outro melhor, por aqui me fico.
Uma das coisas curiosas nesta vida é percebermos a imutabilidade de alguns códigos de comportamento, sem embargo de tantas modificações recentes.O meu consultório tem mais de 39.000 processos, desde o tempo do meu pai, ou seja, desde 1958. Por exemplo, a mulher de trinta anos, que hoje conduz-auto, tem cartão de crédito e vive na Pasteleira, leva exactamente o mesmo número de lambadas do marido, que levaria há trinta anos. Minto: não exactamente o mesmo número, não está em casa o tempo suficiente.
Também o síndrome da sogra não sofreu grandes alterações. Esta patologia é ainda hoje mais comum em meios rurais ou semi-rurais, como dantes, e por razões fáceis de explicar. Uma nora jovem que viva numa cidade tem muito mais possibilidades de ter um emprego razoável, uma rede de amizades e um ambiente de descontracção, do que uma desgraçada que trabalhe no aviário do pai, em Souto de Lafões. Esta, casa-se, e em vez de se endividar com um apartamento com café em baixo, constroi casa com o marido trolha. Enquanto constroi casa, vive na da da sogra três anos ou mais, que é como quem diz, vive entre dois mundos: o que detesta, e o possível, nunca o desejável.
É claro que o mundo mudou, digo eu, a estas mulheres. É claro que está tudo na mesma, dizem-me elas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.