OFÍCIOS EM EXTINÇÃO: Gostei muito da ideia do Abrupto de fazer uma secção de "objectos em extinção". É uma boa recuperação de memórias individuais e colectivas. Essa secção lembrou-me algumas páginas de Philippe Geluck, autor do impagável Le Chat, sobre os Petit(s) Métier(s) Oublié(s), nos álbuns "Un Peu de Tout - Encyclopédie Universelle" e a sua sequela "Le Petit Roger - Encyclopédie Universelle".
Claro que, aí, o título de ofício esquecido não é para ser tomado à letra: Geluck brinca com certas expressões de uso comum, pintando uma personagem que executa a acção contida no sentido literal da expressão (como no caso do "porteur de plumes"), ou no outro sentido dado pelo carácter homófono de certas palavras que a compõem (como no caso "toucheur de boa"), ou pela polissemia da mesma palavra (como no caso do hilariante "dragueur de mines").
Mas seria talvez interessante abrir no Mar Salgado uma secção de "ofícios em extinção" a sério. Fica o desafio aos restantes marinheiros e à blogosfera em geral, bem como a minha primeira sugestão (cont.).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.