PERPLEXIDADE: Apesar da brilhante explicação de PC, continuo perplexo pelo resultado final do processo FP-25. E sugere-me outras questões: qual é o principal problema do sistema judicial - a sua arquitectura, a sua estrutura ou a competência ou incompetência dos seus agentes ? Uma mistura das duas ? A sua relação com o resto da sociedade ?
Parece-me que a mediatização a que a Justiça está hoje sujeita levanta questões incontornáveis. Nos últimos anos reformou-se a forma de fazer política, de comunicação empresarial, até de leccionar, como fruto da pressão e alterações de hábitos que os media induziram. Talvez esteja na altura de a Justiça enfrentar estas questões de frente. Para lidar melhor com a pressão mediática, que é imparável. Justificando, mas também explicando os processos e as decisões. Senão teremos apenas campanhas de desinformação e perplexidades. Com a consequente perda de confiança no sistema judicial. O que seria uma tragédia para a democracia e para a vida economica deste país. Certamente que não é fácil. Mas começa a ser urgente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.