RESPONSABILIDADE E POLÍTICA III: No seguimento dos contributos do nosso amigo e leitor André Soares, que saudamos, impõe-se manter a reflexão sobre este tema. Embora estejamos totalmente de acordo quanto ao diagnóstico, já no plano da "cura" levantam-se várias questões.
Para que o voto em branco seja solução e imponha a reforma do sistema, torna-se necessário fazer assimilar pela população essa relação directa causa-efeito entre o voto em branco e aquele significado. Caso assim não seja, penso que não será a melhor estratégia, entre outras, pelas seguintes razões:
1) o voto em branco é susceptível de instrumentalização ou aproveitamento político demagógico (por exemplo, ser convertido numa penalização do partido no poder no momento imediatamente anterior às eleições). Sendo o voto em branco - em abstracto - o voto de protesto que o próprio sistema admite contra si, na prática não deixa de ser um "presente envenenado", na medida em que pode ser ele próprio usado e convertido numa "arma de arremesso" na luta político-partidária;
2) olhando de fora para o trágico estado a que chegou o sistema político no que toca a representatividade, concordo que PS e PSD são igualmente culpados. Agora, dentro do sistema "alguns partidos são mais iguais que outros". Por outras palavras, não me agrada que o meu voto em branco acabe por se converter num voto favorável a uma força política que eu abomine. Terá que haver outra solução;
3) finalmente e dadas as condicionantes anteriores, não me parece que a maioria absoluta do voto em branco (assumindo que terá como consequência directa a reforma do sistema) aconteça em tempo útil - para mim e para o país.
Deste modo, sem pretender ser o dono da verdade e com total abertura a sugestões construtivas, parece-me que a melhor estratégia consistirá numa qualquer forma de associação que sensibilize e mobilize a sociedade civil e imponha na agenda o tema da reforma do sistema político. Esta estratégia leva em linha de conta o poder-não-tutelado-mas-instrumentalizável dos media, que será objecto de futuros posts.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.