COISA ANTIGA II: O nosso amigo Adeodato, do Santa Ignorância (link na coluna direita), insurgiu-se, via hot-mail, com mais um dislate meu. Que eu teria com ironia, responsabilizado o monstro vermelho pelas desgraças das ex-colónias, nomeadamente Angola. Sintetizando, o Adeodato entende que:
1) O caminho para a independência das colónias foi fruto do devir histórico.
2) Milhões de dólares americanos subsidiaram Savimbi, que assim contribuiu para a desgraça.
3) Holden Roberto era financiado pelos americanos
4) Muitos países africanos que não optaram pelo via socialista também não são livres, também não são prósperos.
5) Até concordaria comigo, no plano ideal, que África viveria hoje mais próspera e livre se continuasse colonizada, só que tal era impossível.
Muito bem. Não vou discutir o assunto, porque tal seria impossível num blogue. Mas há coisas que vale a pena repescar. Por exemplo, concordo con allegrezza com todos os argumentos alinhados pelo Adeodato. Nenhum exclui o outro, nem a soma de todos impede uma conclusão: a esfera soviética colonizou Angola, arrastando-a para um abismo muito pior do que arrastou a Europa Oriental. E isto porque Angola, fruto do racismo e da incúria portuguesa, não desenvolveu civilizacionalmente as mesmas defesas que a Polónia ou a Checoslováquia, países que a seguir à libertação do jugo nazi, recordo, caminharam também sob o paternal e salvador abraço soviético.
Mas nada melhor do que dar a palavra a quem sabe:
" A contribuição da Revolução portuguesa inclui tudo o que houve de positivo mas também(...)a luta do povo português e dos militares revolucionários (coincidindo nuns casos e excedendo noutros a política oficial) para que o PAIGC, a FRELIMO, o MPLA e o MLSTP fossem considerados os únicos e legítimos representantes dos povos respectivos, os únicos em condições de formarem governo após a conquista da independência."
Álvaro Cunhal, A Revolução Portuguesa; o passado e o futuro., pp105
Relatório aprovado pelo CC do PCP para o VIII Congresso, ed.Avante, Lisboa 1976.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.