CORREIO DO LEITOR: Passamos a publicar uma farpa queirosiana de um estimado leitor, que se apresenta na blogosfera como Elói Cardoso. Um abraço para ele:
"OS GOVERNANTES QUE TEMOS: Num artigo que assina na última edição do Expresso, o Secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Presidência (Feliciano Barreiras Duarte) desafia as noções e classificações de geografia europeia, ao escrever: "Os países do Centro da Europa, como por exemplo, Inglaterra (...?????)".
Perante esta pequena contrariedade geográfica, vem-nos à memória o saudoso Conde ´D'Abranhos, perante os deputados que lhe notaram que Moçambique não ficava na Costa Ocidental de África: "Que fique na costa ocidental ou na costa oriental, nada tira a que seja verdadeira a doutrina que estabeleço. Os regulamentos não mudam com as latitudes!".
É verdade que um membro do Governo deve ter cuidado com o que escreve (apesar de tudo o Conde de Abranhos foi "apanhado" num discurso na Câmara), ou, pelo menos, estudar um bocado de Geografia. Estamos certos, contudo, que, como o genial Conde, o Sr. Secretário de Estado "...se ocupa(va) sobretudo de ideias gerais, dignas do seu grande espírito, e não se demora(va) nessa verificação microscópica de detalhes práticos, que preocupam os espíritos subalternos". Parece que o citado Sec. de Estado é um "Boy", como a seu tempo o terá sido Alípio Severo Abranhos. De facto, não há coincidências...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.