LÓGICA DOS VENCEDORES?: ... da 2ª Grande Guerra, que sempre perseguiu Leni Riefenstahl até à sua morte. Ainda hoje aqueles que lhe admiram o génio não conseguem evitar algum constrangimento, que apenas conseguem superar com referências em tom grave ao seu pacto com o diabo nacional-socialista.
Tenho para com Riefenstahl a mesma compreensão que dispenso aos entusiastas contemporâneos da revolução bolchevique. Acreditaram - no caso de Riefenstahl, acompanhada da maioria da população alemã - em projectos que prometiam uma sociedade melhor, desconhecendo ou não acreditando nos horrores que vieram a caracterizar esses movimentos.
No entanto e ao arrepio da história, certos "heróis" e artistas comunistas, que sempre pactuaram com as insanidades dos respectivos regimes - mesmo após décadas sucessivas de informação e comprovação - continuam a beneficiar do tratamento que é dispensado aos vencedores... da guerra. Nunca serão retratados nos jornais - a exemplo de Leni Riefenstahl - como sequazes de um sistema hediondo mas, romântica e surrealisticamente, como lutadores pela liberdade!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.