A PENA E A ESPADA: JPP não gosta de Paulo Portas, eu também não. Li vezes suficientes O Independente, li vezes suficientes o jornalista Portas, impunemente, ferir sem justiça. E sobretudo, hoje negar alegremente mais de metade do que na altura, com insuportável fanatismo defendia. Mas é assim o mundo dos jornais.
Outra coisa é o problema da imigração. Vi ontem na SIC-Notícias Jorge Coelho dizer, no essencial o mesmo que PP: deixar entrar toda a gente é meio caminho andado para termos, dentro de anos, pretextos para o racismo e xenofobia. JPP argumenta que hoje, não é o trolha ucraniano que tira o emprego à licenciada portuguesa. Pois não. Mas daqui a algum tempo, amanhã, este povinho português, liminarmente racista e xenófobo, vai descarregar em quem puder, a demagogia fará o resto.
Como sempre, também eu gostaria de ter o melhor de dois mundos: fomos um país de emigrantes, seria de elementar justiça acolher toda a gente que quisesse entrar. Mas também somos um país manhoso e desconfiado. Se a coisa der para o torto, bastará um fósforo para que os imigrantes paguem a fava. Nessa altura, espero ver os críticos de Portas e de Jorge Coelho, nas ruas e vielas, a combater os imbecis raivosos. Trocarão a pena pela espada?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.