QUE RAPIDEZ !: Ontem dia 24 de Setembro de 2003, cerca de 14 anos depois da queda do Muro de Berlim, mais de uma década após a implosão da União Soviética e dos regimes comunistas por todo o mundo, do declínio dos partidos comunistas, da mudança de nome do Partido Comunista italiano (o maior da Europa Ocidental, recorde-se), EPC concluiu argutamente: O que podemos dizer hoje é que continuam a existir diferenças de classe, mas as formas tradicionais de luta de classes estão em vias de desaparecimento.
Está assim oficialmente declarado o fim da luta de classes como motor da história. O tempo que mediou entre os factos descritos acima e a conclusão ontem retirada foi certamente gasto num processo de observação, maturação intelectual e de consolidação da bagagem e artilharia teórica que permitiu chegar à científica e inatacável conclusão de ontem.
Há certamente uma acusação que não se poderá fazer a EPC: a de se ter precipitado.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.