ABORDAGEM: Ó do barco! Ó de bordo! Recolhei então a giba, a bujarrona e a vela de estai. Arriai a grande e a da gávea. Guinai para estibordo e atracai a bom porto (de preferência, vintage); descei o ferro, lançai as amarras que este velho lobo do mar do norte se recusa a fazer a abordagem de bote, como qualquer.
Fazei antes descer em cais sólido e rico larga e robusta prancha, por onde possam subir pesados e lentos passos, muita bagagem e álcool medicinal.
Para tanto, engalanai em honra a embarcação com os tons da clara espuma e do brilhante mar, que tanta glória deram e dão a este nosso Portugal. Da proa à ré, vista-se a nau de festa e de luz, vinde de lá as tais barricas de rum e retirem-se petardos e pólvora da santa-bárbara para os foguetes da praxe.
É que recolhe à tripulação, pisa o convés, dirige-se ao castelo da proa mais um coimbrão, agora vindo do norte, para ajudar, com os seus gastos conselhos, a tripulação na difícil arte de manobrar um navio, mesmo nas águas mais revoltas. E para mostrar, até aos mais cépticos, que o bom bordo é sem dúvida o estibordo. Aproveitará também para demonstrar que se as cores azul e branca tão bem fizeram a uma região, o que não fariam se aplicadas à totalidade do país. Para acertar ainda, com o seu afilado arpão, todo aquele que o mereça e para descarregar sem dó as potentes cargas dos seus canhões nos que as exijam. Por fim, para fazer andar sobre a prancha aqueles que lhe apetecer.
E vós, grumetes, leitores e navegantes, marinheiros de água doce, não espereis assistir de imediato a grandes abordagens, ataques corsários, lutas sanguinárias ou demais feitos heróicos. Este velho lobo do mar do norte, gasto e dissolvido por anos de árduo trabalho, precisa para já de um pouco de rede antes de enfrentar os perigos do mar alto. Limitar-se-á por ora a pequenas incursões, à navegação por cabotagem - um pouco ao sabor do vento que sopre, um pouco ao sabor dos portos por onde se passar.
Mas... eis que atraca o navio, que se prendem as suas amarras. É altura de embarcar. - Ó bijagós! Leva aí a minha bagagem para o camarote e procura o comandante para lhe prestar homenagem! Rápido! Oh! Oh! Oh! E uma garrafa de rum...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.