AS VIRGENS PÚDICAS: Este é um post que eu não gostava de ter de escrever.
Uma das boas características da blogosfera é podermos discutir com quem admiramos. Para com o Carlos Vaz Marques terei sempre uma dávida eterna: as suas brilhantes entrevistas iluminaram e iluminam muitos dos meus fins de tarde. Mas quando toca a defender a classe, CVM perde toda a capacidade de encaixe e de apreciar uma ironia.
Ontem no post Outra Vez ? o nosso FNV (que rapidamente se tornou o ódio de estimação dos jornalistas bloguistas) escreveu duas linhas irónicas e inconclusivas sobre o caso da filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Pode não se gostar do estilo ou nem sequer apreciar a ironia, mas concluir o que lá não está escrito é que é, no mínimo, um abuso. Pois, CVM concluiu que nós (vá-se lá saber a quem é que ele se referia) não queríamos ver que se tratava de uma notícia. Aqui vai o seguinte esclarecimento:
1 - O Mar Salgado é um blogue colectivo, onde os posts são assinados. A responsabilidade dos posts é apenas de quem o assina.
2 - O post de ontem poderia ser lido da seguinte maneira: uma ironia ou gozo aos jornalistas ou até à filha do senhor ministro. CVM pavlovianamente concluiu que era uma crítica à sua classe. Com este comportamento acabou apenas por dar razão a quem acha que os jornalistas são a classe mais corporativa que existe em Portugal.
3 - O caso era e é uma boa notícia, de tal forma que levou à demissão do ministro do Ensino Superior (numa atitude digna, refira-se).
4 - Não há nada pior do que vermos uma pessoa inteligente, informada, experiente e capaz de momentos radiofónicos brilhantes a fazer de virgem púdica com o único intuito de defender despropositadamente a sua classe profissional. Ainda por cima de um ataque inexistente.
5 - Temos esperança, no entanto, que CVM mantenha o mesmo zelo classificativo quanto a outras notícias que vão saindo todos os dias. Para nos iluminar ácerca do que é ou não uma notícia. Cá estaremos para o apoiar ou discordar dele se assim o entendermos.
Em suma, CVM perdeu uma boa oportunidade de dar descanso aos seus dedinhos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.