GEHRY: Num post anterior desafiei os excelentes blogues de Arquitectura a comentarem uma obra de Frank Gehry em Los Angeles que tinha acabado de ser inaugurada.
O Projecto, o Arquitectices, o Epiderme (um novo e excelente blogue que linkaremos a seu tempo) e o hARDbLOG, pelo menos, responderam à chamada. E fizeram-no com um nível analítico e uma qualidade argumentativa que me deixaram, como leigo em arquitectura, na condição de espectador verdadeiramente deliciado. Para eles um abraço agradecido de um leitor da blogosfera que tem aprendido imenso com este debate.
Não consigo acrescentar muito mais ao que já foi dito (frase de político quando não sabe o que há-de dizer). Talvez reafirmar que gostava de ver o traço de Gehry a marcar a paisagem urbana de uma cidade portuguesa. Bem sei que há uma polémica em curso a propósito dos custos dessa obra (estou fora do país, portanto não acompanhei essa discussão com atenção). E dou uma sugestão: porque não um estudo prospectivo e quantitativo sobre as eventuais vantagens económicas (directas e/ou induzidas) que um projecto arrojado de Frank Gehry trará à cidade ? O preço final, assim calculado, será certamente inferior ao que tem andado a fazer primeiras páginas. E então logo se decide se vale o investimento ou não (isto demora um mês).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.