MAIS UM OBCECADO? Vital Moreira, no Público, acha que o presidente do tribunal da Relação da Lisboa devia ser responsabilizado pelas peixeiradas que protagoniza. Vital entende também que a crítica do Parlamento à falta de recurso no caso FP-25 não constitui uma violação da separação de poderes nem um atentado à independência dos tribunais; entende mesmo que alguém tem de ser responsabilizado pela definitiva impunidade criminal dos acusados.
Não sei se Vital Moreira tem razão ou não. Sei que por ter escrito coisas semelhantes, fui crismado de obcecado com a Hydra-esquerda e até, psicanalíticamente, de ter questões mal resolvidas. Porque achei curioso uma jornalista (Ana Sá Lopes) ridicularizar um enxovalho público de uma colega ( Sofia Pinto Coelho), acusaram-me de ser igualmente um mediofóbico. Vital Moreira é também pelos vistos, um perigoso obsessivo-compulsivo, absolutamente paranóide com a cor vermelha, pelo que provávelmente nos encontraremos um dia, os dois, no Júlio de Matos.
Velha escola esta, a que não discute ideias, mas oferece diagnósticos à medida, em versão indignada de gatilho rápido. Felizmente, posso escrever isto e dormir sossegado: outros, noutros tempos, adormeciam sãos e acordavam loucos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.