ADORO O MAR: Vivo perto dele e adoro-o. Adoro senti-lo, adoro o seu cheiro, adoro o mar! Adoro abrir a escotilha e ver sempre à frente aquele grandioso e imenso azul, intenso e brilhante, listado de branca e clara espuma. Adoro o ar do mar, o ambiente marítimo. Fascina-me e engrandece-me.
Daí que goste tanto do marsalgado, desta bela embarcação.
É noite, noite escura e a brisa é pouca. Apetece-me sair do camarote e ir espairecer para o convés, tomar um grogue de rum, cavaquear com o timoneiro, talvez até subir à proa e receber na fronte a espuma fresca do mar. Talvez olhe para trás, e veja ao longe, muito longe, dois lampiões alumiando de forma muito ténue a popa, com a chama das suas velas já muito trémula, quase se apagando ao vento forte deste imenso mar azul, listado de espuma branca.
É este ambiente que me ajuda a viver e a gozar a vida, este ambiente marítimo. Não vivendo numa embarcação, gostaria de viver numa ilha. Como só conheço duas e não achei muita piada às Berlengas, acho que gostaria do ambiente marítimo que se vive na Madeira. Hoje.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.