CLARO COMO ÁGUA: Num programa da SIC-Notícias:
Jornalista: A Coreia do Norte não é uma ditadura?
Odete Santos: Não; É um culto da personalidade.
J: Cuba o que é?
OS: É uma democracia do ponto de vista social e cultural. Não há mendigos e existem bons médicos.
J: Têm a pena de morte!
OS: Mas não usam muito.
(sic)
Não me rala que esta pessoa possa dizer estas coisas, mas que um político, por ex, deputado, que dissesse que o Chile de Pinochet era económicamente um oásis sul-americano, ou que a Itália de Mussolini era assaz organizada, fosse crucificado. Não me incomoda que gente abjecta como esta, classifique moralmente a admnistração americana, ou o que quer que seja. Não me indigna o descaramento com que este discurso mimetiza o que se fazia outrora da ex-URSS ( os bons médicos, a ausência de mendigos,etc), o que só demonstra que não houve arrependimento, apenas a dura prova do esboroamento.
O que lamento é que esta gente se diga de esquerda; Que conspurque a esquerda democrática, a esquerda para qual a pena de morte não é pimenta-do-reino, que se pode usar a mais ou a menos. A esquerda que não usa os homens como meios nem os despreza desta maneira.
Há mais como Odete Santos. Muitos mais.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.