CONHECE-TE A TI MESMO (4): As máquinas tomaram conta do Universo. Vão ao site dos testes de personalidade e consultem o oráculo (Ask the Oracle). Ele sabe o que é melhor para vós.
Estou abismado. É todo um novo mundo de auto-conhecimento que se me oferece. Aqui mesmo à mão. A partir de agora, tendo como ponto de partida os meus defeitos, vou ser uma pessoa muito melhor: vou andar sempre com um bom karma, sem stresses, em busca do nirvana.
Caro FNV bem sei que não é a tua especialidade, mas estes testes têm alguma validade ? Não me refiro ao teste Myers-Briggs, que já fiz noutro contexto e que, por ter tido um resultado que considerei extremamente elogioso para mim, me pareceu bastante científico. Ou seja, o teste transformou-me num porco narcísico.
Isto não devia ser efectuado com a ajuda de um especialista, ou pelo menos a interpretação dos resultados ? Por exemplo, no caso do Personality Disorder Test o que se trata é de um meio de diagnóstico de uma doença mental ? Ou não ? Não fosse eu ter esta forte e determinada personalidade (conjugadas com esta notória humildade) e até me poderia convencer que sou mesmo anti-social. Dois dias depois, começaria a rosnar a transeuntes.
Para doenças do corpo, ao que me é dado ver, os meios de diagnóstico não estão tão vulgarizados (tirando naturalmente o tradicional termómetro). Ou estou errado ?
Caro FNV, ilumina-nos. É que depois da tripulação toda fazer o teste, nada nesta nau ficará igual (já agora, à laia de instrução cautelar de bordo, após obterem os resultados, dirijam-se ao psi de serviço antes de fazerem qualquer coisa).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.