CORREIO DOS LEITORES (III): Respondendo às questões do nosso leitor JB sobre a posta "A Ameaça Israelita" gostava de dizer o seguinte:
Em primeiro lugar, JB "cola" o meu texto ao de MST no Público para me imputar, quanto a mim abusivamente, toda a argumentação de MST. Obviamente que não irei retorquir sobre afirmações que não produzi.
Em segundo lugar e referindo-me ao P.S.1, penso que Israel deveria ter reagido de outra maneira. Se um continente inteiro expressasse a opinião de que Portugal era a maior ameaça à paz no mundo, a última coisa de que me lembraria seria de "anti-lusitanismo". É muito mais fácil enterrar a cabeça na areia e fazer como a mãe babada, perante o filho a marchar desalinhado no pátio do quartel: "Destes cinquenta soldados só o meu filho é que marcha bem e os outros quarenta e nove é que trocaram o passo!".
Sobre o P.S.2, já lhe respondi, ainda que indirectamente. O facto de criticar Israel não me torna um defensor do Sr. Arafat e companhia.
Posto isto, não só reafirmo tudo o que disse no meu post inicial como acrescento que é muito fácil, ligeiro e básico remeter as críticas a Israel para um qualquer anti-semitismo ou para um apoio declarado à OLP. Faz lembrar a guerra fria, em que uma crítica aos americanos era um apoio declarado aos russos e vice-versa.
Acrescento ainda o seguinte: parece-me intelectualmente desonesto e demagógico a imputação argumentativa da sugestão de uma desculpa, por parte de Israel, pelos 6 milhões de vítimas do racismo dos anos 30/40. Tenho o maior respeito por essas vítimas e o maior desprezo pelos seus carrascos. Mas não me parece correcto nem exigível que tal facto histórico tome a humanidade por refém, impedindo seja a quem for a liberdade de exprimir opiniões negativas sobre Israel, sempre que alguém tenha essa opinião e a queira exprimir livremente. E isto é válido para Israel ou para qualquer outro estado ou povo que tenha sido vítima de enormidades da mesma índole.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.