CORREIO DOS LEITORES: Passo a publicar uma mensagem do nosso leitor JB, sobre a posta "A Ameaça Israelita" :
Caro Neptuno,
A sua posta sobre Israel poderia ser um resumo das afirmações do Miguel Sousa Tavares no Público . Fala em branquear comportamentos vergonhosos. Concordo plenamente , se se estiver a referir àqueles que permanentemente chamam nazis aos israelitas, ou dizem que a sua politica actual passa por uma espécie de solução final face aos palestinianos ( já vi que não é o caso). Este tipo de expressões prestam-se apenas a branquear a história do nazismo e dos crimes desse regime, em particular contra os judeus. Já reparou que se subscrevesse um artigo do tipo do do MST na Alemanha , se arriscava a ser julgado em tribunal por anti-semitismo e por tentativa de branqueamento do holocausto ? Pelos vistos os Alemães não pensam que o anti-semitismo é pau para toda a obra .Lá devem ter as suas razões !
P.S 1 . Já agora como é que acha que Israel deveria ter reagido ? com agrado ! com humildade ! pedidno desculpa por terem sido assassinados 6 milhões às mãos do racismo mais abjecto europeu dos anos 30/40 que pelos vistos deixou sementes na Europa actual , como o prova a sondagem a que se refere.
P.S. 2 E já agora é capaz de me explicar porque é que os media se calam face à evidência do desvio de fundos europeus pela Autoridade Paslestiniana , nomeadamente para as contas particulares de Arafat e seus amigos, como esta semana era referido no 60 minutes da CBS . Nem um comentáriozinho , nem uma sondagem ? nada , nicles ! Nem uma lágrima pelos palestinianos que vêem este dinheiro ser-lhes negado e com isso a possibilidade de uma melhoria da sua qualidade de vida. Uma boa navegação
JB
Eu respondi que: "...o meu post insurge-se precisamente contra o tipo de argumentação que utiliza na sua mensagem, ou seja que todo o "ataque" (leia-se "crítica") a Israel significa liminarmente (i) anti-semitismo ou (ii) um pró palestiniano encapotado. No meu caso, não se trata nem de uma coisa nem da outra. O facto relevante e que é um facto é que a maioria dos europeus pensa assim. Perante isso, não seria de reflectir sobre as razões que motivam tal opinião? Obviamente, será sempre mais fácil remeter para o anti-semitismo."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.