DELÍRIO MONÁRQUICO: Demonstrando uma peculiar interpretação da História, o nosso marujo VLX perde-se em elogios ao Rei Dom Carlos que damos de barato. Seria certamente um rei "...instruído e conhecedor, um desportista, um artista (pintor de reconhecido mérito, dominando as novidades da Arte na época); era um cientista, tendo subsidiado, realizado e colaborado em inúmeros estudos sobre o País, designadamente oceanográficos e de cartografia; era um apaixonado pelo País e pelas suas gentes..".
Naturalmente que o pequeno pormenor dessa paixão não ser correspondida pelo Povo (essa ingrata entidade) que, como rezam as crónicas, o via de mês a mês, nos intervalos dos estudos profundos, das caçadas e viagens de Estado é de somenos relevância. O que é isso perante a honra de ser governado por um génio.
Um génio de tal ordem que, a medir pelo que nos diz o nosso entusiasmado VLX, terá conseguido abolir a pena de morte quando tinha 4 anos de idade !!! Que me lembre, só Mozart (que deu o seu primeiro concerto com a mesma idade) rivaliza em génio com este nosso rei precoce.
P.S. - Quanto ao António José de Almeida, apesar de eu ser republicano, concordo com quase tudo o que VLX escreveu. Mas o ponto do TRM, se bem o percebi, não era elogiar o senhor. Era afirmar que há muitos argumentos válidos para criticar a postura dos estudantes, sem ser necessário adoptar a postura de lhes chamar mal educadinhos e grosseiros, num acto de hipocrisia moral próprio de falsas virgens púdicas. Sempre houve e sempre haverá excessos de linguagem imprópria, sobretudo se os intervenientes são jovens com sangue na guelra.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.