LUTAS ESTUDANTIS: Eu tento, eu tento, eu juro que tento. Dizem-me que o rapaz é boa pessoa e eu acredito. Acredito até que ele creia firmemente na sua luta. Aceito ainda que haja justiça em algumas das suas lutas, não obstante não poder concordar que elas se façam através de actos extremistas (como cadeados, correntes e abandalhamento dos órgãos institucionais, dos seus membros e das próprias instituições).
Mas depois leio nos jornais que Vítor Hugo Salgado (VHS), natural da bela Guimarães, querendo entrar em Direito em Coimbra, preteriu a entrada na (privada) Universidade Católica do Porto (UCP) para entrar em História, na Universidade (pública) de Coimbra, onde esteve dois anos, até conseguir transferência para a Faculdade de Direito. Ele queria Direito em Coimbra, está no seu direito, embora não tivesse nota suficiente para isso: mas os contribuintes pagaram-lhe dois anos no curso de História da Arte – que ele não queria - até conseguir a sua pretendida transferência para Direito. Queixa-se de quê?...
Depois, não contente, reprova no 3º ano. Acontece, é natural. O que não é natural é que tenha 26 anos e esteja no 3º ano da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, certamente a ter aulas dadas por Assistentes muito mais novos do que ele. O que não é natural é que se venha a formar, se tudo correr bem, com 28 ou 29 anos. O que não é natural é que os contribuintes sejam chamados a pagar a sua vida, gerida nestes termos.
Repare e atente o próprio VHS: tivesse entrado na UCP e certamente que hoje se estaria a formar e a preparar-se para entrar na vida activa. Digo-lhe, qual Guterres, “é só fazer as contas...”
Corrijo então o que disse no início: não é um rapaz nem sequer o podemos apelidar de rapagão; VHS é um homem, tem idade para isso. Formar-se-á em Direito perto dos 30 anos; como quer ser Advogado fará o estágio da Ordem dos Advogados e apresentar-se-á, fresquinho, para a vida adulta, pronto a trabalhar, a fazer pela vida, a contribuir para os outros por volta dos 31 anos. Até essa altura, a sua vida foi paga pelos seus Pais e pelos contribuintes (admitindo academicamente que VHS tenha ainda qualquer ocupação que o ajude a compor o seu orçamento).
Porque é que eu tento?...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.