ANO NOVO, VIDA NOVA: A tripulação desta escuna foi reforçada, neste final de ano, com a presença de um médico a bordo. O Tiago Reis Marques (TRM) embarcou no Mar Salgado. Para ele um voto de boas vindas.
Com a sua presença reforça-se o pluralismo nesta nau, que passou a contar com dois práticos do Direito (vulgo advogados), um estudioso dessa ciência oculta na sua vertente penalista, um economista (muitas vezes considerado como um mero merceeiro, sem desmerecer os merceeiros), um psicólogo clínico e um médico ainda em estado de clínico geral (ainda que conste que vai enveredar pelos mistérios da Mente e dos fármacos, especializando-se em psiquiatria).
Alarga-se também o leque de idades dos participantes, passando a haver gente que ainda se lembra vivamente do pós-25 de Abril e outros para os quais Os Capitães de Abril não passam de um título de um razoável filme da Maria de Medeiros. E pensamos, pelo que dele conhecemos, que também o espectro de opiniões políticas foi alargado.
É pois boa altura para efectuar um ponto de ordem, recordando algumas questões fundamentais do nosso Livro de Estilo:
Não há desdobramentos de personalidades: os nomes que estão na coluna da direita, incluindo o de Neptuno, correspondem a cinco pessoas diferentes. Que vivem, trabalham e divertem-se em locais diferentes: Lisboa, Coimbra, Porto e Washington.
Continuarão a surgir certamente questões de difícil gestão: por exemplo a compatibilização entre quem dá a cara e o nome e quem assina sob pseudónimo. Mas estamos cá para isso, para mais tarde reflectirmos sobre as implicações desta situação e minimizarmos os estragos.
Os textos são da exclusiva responsabilidade individual de quem os assina. Nunca se praticou, não se pratica nem se praticará qualquer tipo de censura nesta escuna. Os limites da escrita serão única e exclusivamente ditados pela consciência individual de quem aqui escreve. Mantemos com muito orgulho e honra a nossa filiação na União dos Blogues Livres, uma vez que o seu ideário anti-totalitarismo marxista na blogosfera corresponde à tendência largamente maioritária deste blogue. Mas somos e seremos uma página pluralista.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.