JUDENMMUDE? O Quartzo, Feldspato e Mica (link na coluna da direita) acarinha um projecto de publicação de traduções inéditas de Adrienne Rich. Numa nota biográfica, podemos ler:
(...) nasceu em Baltimore em 1929 e começou a escrever poesia na infância sob orientação do pai, um médico patologista descendente de judeus.
Leio o resto da nota biográfica e encontro um passado de activista anti-guerra do Vietname e a descoberta tardia de uma orientação homossexual. Leio os poemas traduzidos, acho-os muito pouco interessantes. Nada justifica a nota biográfica sobre a ascendência religiosa do pai da senhora. Por isso não consigo perceber é porque é que é importante notar que o pai de Adrienne é descendente de judeus. Que relevância tem? O que acrescenta ao leitor do blogue? A Sra sofreu com isso? É uma nódoa no seu passado? Se o pai fosse descendente de anabaptistas, socinianos, muçulmanos, arminianos, protestantes, católicos, isso também seria referido?
Acredito que não existe nenhuma intenção depreciativa neste excesso de zelo biográfico, mas que soa estranho, soa. No entanto, e sem hesitações, desejo boa sorte ao projecto de tradução e de publicação.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.