OPRESSÃO INTOLERÁVEL: Foi como Sampaio classificou a presença norte americana no Iraque. De tempos em tempos Sampaio revela-se tal como é. Desta vez, talvez impulsionado pela vontade de agradar aos seus anfitriões argelinos. Acrescentou que "uma das lições do século XX foi que, para o ideal democrático se poder realizar, é condição prévia que os povos possam determinar o seu destino de forma livre e independente." E ainda "...o ideal democrático não conhece fronteiras, embora a forma de o realizar dependa do carácter dos povos e das suas circunstâncias." Estamos de acordo que a realização do ideal democrático carece de liberdade e independência - não seria esse, certamente, o culminar da caminhada sob o jugo de Saddam. Mas, o inverso também é válido: sem democracia - mesmo com o devido desconto para os seus inúmeros defeitos - também não haverá liberdade e independência. E, embora não queira acreditar que estamos perante demagogia barata e de tão má qualidade, o mais grave é a primeira afirmação conjugada com a segunda: a forma de realizar o ideal democrático depende do carácter dos povos e das suas circunstâncias. Traduzindo: não há legitimidade para impôr a democracia aos povos que dela não usufruam, por mais déspotas e carniceiros que sejam os facínoras que os tiranizam. Nada disso. Desenrasquem-se! Os povos que não vivem em democracia, pois que se conformem ou aguardem pela sua hora! Belo conceito de comunidade internacional! Que humanismo ternurento! Que forma elegante de legitimar e perpetuar ditaduras.
Parece-me que o nosso PR padece de ciúmes. Dos EUA, por serem a maior potência mundial e, apoiada nesse facto, tentar exportar a ignóbil democracia (que saudades do tempo em que se "exportava" a revolução comunista aos povos que, mesmo revoltados, com ela eram forçosamente abençoados).
Quando se quer mesmo bater, qualquer pau serve. Malditos sejam os EUA pelo facto de tentarem impor a democracia num país sem lei (mas agora já com grei). Sampaio dixit.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.