QUID?: A França tem neste momento uma elevada (ou não, dependendo do "correcto" ponto de vista) percentagem de população muçulmana. Franceses muçulmanos. Chirac já se pronunciou a favor de uma lei que proiba o porte de indumentárias ou de sinais religiosos ostensivos nas escolas e liceus do estado (i.e., véu islâmico, cruzes de dimensões excessivas, etc.).
Sendo um país de raiz cristã, deverá a França enveredar pela via da imposição de uma "uniformização cristã" - nomeadamente quanto a comportamentos em sociedade? Ou deverá ser politicamente correcta e permitir total liberdade de manifestação religiosa - de novo, ao nível dos comportamentos em sociedade - adoptando como feriados nacionais datas de significado religioso para os franceses muçulmanos?
Para os franceses cristãos, todas as "concessões" terão sabor a invasão do seu território. Para os franceses muçulmanos, todas as "conquistas" apenas servirão para minorar um sentimento de segregação.
Mas o aspecto demográfico não poderá ser ignorado. E lembremo-nos que o Kosovo também é considerado pelos sérvios como o berço da sua nação.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.