LUA-DE-MEL: A agência espacial russa (Rosaviakosmos) anunciou que por 40 milhões de dólares há lugar para um casal passar a sua lua-de-mel no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Algo me choca nesta notícia (além do facto de haver casais dispostos a pagar 40 milhões de dólares pela sua lua-de-mel, obviamente!). A que ponto vai o desespero de um País, ou até que ponto o capitalismo se tornou selvagem, para que projectos internacionais de cariz científico e exploratório se convertam em projectos turísticos! Acredito que as dificuldades orçamentais sejam muitas e manter um projecto aeroespacial não deve ser barato! Mas a que preço? A cooperação espacial, versão moderna da corrida ao espaço, é o que resta da competição entre países pelas últimas fronteiras, mexe no orgulho nacional e recorda-nos épocas de glória, tal qual a epopeia das descobertas. Ao colocar em jogo o lucro retira-se a pureza destes desafios, o que mantêm de belo.
Resta-nos esperar que os recém-casados tenham o bom-senso de aplicar o seu dinheiro noutro lugar. Eu pelo menos não iria achar piada se Vasco da Gama a caminho da Índia, além da S.Gabriel, S.Rafael e Bérrio tivesse levado uma caravela extra com um casal em lua-de-mel, estilo cruzeiro!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.