A MORTE ADMINISTRATIVA DO CENTRO: No post anterior mencionei que na política americana é cada vez mais importante assegurar o apoio dos aleitores fiéis. Esta evolução decorre da aplicação de uma recente legislação eleitoral que permite o redistricting.
Grosso modo, o redistricting consiste na possibilidade de redesenhar os círculos eleitorais a nivel local. Ou seja, os vencedores de eleições para governadores, representantes ou senadores têm vindo a propôr alterações aos círculos eleitorais dentro dos seus estados, aprovadas por câmaras dos representantes e senados que lhes são fiéis. Como resultado desta alteração o número de lugares da Cãmara de Representantes e Senado incertos diminuiu consideravelmente - o redesenho dos círculos é normalmente efectuado por forma a garantir a reeleição do actual representante ou senador. Calcula-se que apenas entre 10 a 20% dos lugares na Câmara dos Representantes serão alvo de eleições renhidas ou disputadas.
Um efeito perverso desta situação é que os actuais representantes passam a necessitar de satisfazer sobretudo os seus eleitores mais fiéis, a sua base eleitoral tradicional, não tendo necessidade de tentar conquistar eleitorado flutuante, porque este, graças à alteração do círculo eleitoral, não tem influência relevante no desfecho da eleição.
Salvo melhor opinião, este é um desenvolvimento muito negativo que tenderá a acentuar as divisões entre republicanos e democratas ou entre candidatos religiosos e laicos. O ambiente geral tende a radicalizar-se. E cada vez mais gente se alheará do processo político (sobretudo os que têm uma opinião moderada - que são sociologicamente muito relevantes).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.