OUTRAS GENTES, OUTRAS CULTURAS: Enquanto Portugal vibrará com mais um Sporting-Porto, nos EUA decorre domingo o maior acontecimento desportivo anual: o Superbowl. É basicamente a final entre as equipas vencedoras das duas ligas profissionais de futebol americano.
Na cultura popular americana o Superbowl é muito mais do que uma mera final. O futebol americano é o desporto mais popular em toda a América - o basquetebol é muito popular mas é sobretudo urbano e o basebol, apesar de muito seguido, não arrasta estas paixões. O Superbowl é o momento cimeiro anual da cultura do macho americano. É um pretexto para reunir amigos e família (sobretudo homens) e cometer todos os exageros que uma sociedade do fast food e consumista, como a americana, permite.
Apenas como exemplo, espera-se que no próximo domingo se batam todos os recordes de entregas de pizzas ao domícilio. E numa sondagem recente, cerca de 6% dos americanos confessou que no final do Superbowl estarão tão empaturrados de comida e bebida que seriam incapaz de ter uma relação sexual.
É um daqueles momentos em que o desporto não faz nada bem à saúde.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.