A PARTIR DE AGORA É A SÉRIO: Na corrida para a nomeação democrata cumpriu-se hoje mais uma etapa no New Hampshire. O vencedor Kerry saiu reforçado e o fenómeno Dean continua a ser apenas uma promessa.
Os caucuses do Iowa e as primárias do New Hampshire têm sobretudo uma importância simbólica - elegem juntos 77 delegados para uma convenção onde são precisos cerca de 2.300 para se obter a nomeação. Estas primárias servem sobretudo para tentar criar uma onda e conseguir atrair novos fundos. Daqui para a frente, acabou o retail politics (a possibilidade de falar pessoalmente com quase todos os eleitores, casa a casa e bairro a bairro). A campanha, a partir de agora, passa a consistir em comícios perto de aeroportos e anúncios e debates nos ecrãs de televisão. O dinheiro passou a contar.
E aí Kerry e Dean estão, à partida, em melhor posição: parecem ter conseguido juntar bom dinheiro e montar uma organização a nível nacional. Edwards e Clark têm de ganhar pelo menos um estado na próxima terça-feira (em que se disputam 7 estados), sob pena de esgotarem os meios e não conseguirem continuar com a campanha. Lieberman parece já ser carta fora do baralho. Al Shapton pode atrapalhar nalguns estados onde o voto negro é importante.
Se a corrida se reduzir a uma disputa com Dean, Kerry tem o caminho aberto - a imensa popularidade de Dean junto dos jovens e da ala esquerda do Partido Democrata é neutralizada por uma imagem de não elegibilidade, pouco presidenciável (a maioria dos democratas, ainda que concorde com Dean na maioria dos temas, acha que ele não tem hipóteses de bater Bush, o que lhe será certamente fatal).
De qualquer modo têm ambos um handicap em comum: são vistos, no Sul e no Midwest, como dois esquerdistas elitistas do Nordeste, uma imagem que passa muito mal nos grandes estados do Sul (um pivot de televisão dizia, há pouco, que Kerry tinha um ar francês, uma imagem muito pouco popular na América profunda). Edwards da Carolina do Sul e Clark do Arkansas certamente jogarão essa cartada. Pode muito bem acontecer que, na próxima terça-feira, o jogo volte a ficar completamente aberto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.