A VITÓRIA DO PANGARÉ? Há uns tempos, um dos juristas de bordo, o nosso PC, dizia com alguma graça que as pontes soçobram, os viadutos colapsam, os metros inundam-se mas não se fala de uma crise na engenharia. Vem isto a propósito de ter estado a trabalhar com o Forum da TSF em ruído de fundo. Sei bem que vale o que vale, mas hoje o programa, pela enésima vez dedicado á crise da justiça, contou com a participação do Dr. Júdice, de agentes vários, e do inefável Dr. António Marinho. Este último disse coisas como estas: "não há independência do poder judicial", os juízes nesta legislatura "estão ligados ao poder executivo actual", os juízes que saiem do CEJ são "meninos arrogantes que só sabem direito", só há justiça para "os ricos", existe uma "diarreia legislativa" (sic).
Também sei que o Dr. Marinho vale o que vale, não sabendo eu em sede de ciência jurídica o que ele valerá. Mas parece-me que a coisa está a resvalar quando se diz que os juízes julgam em função da cor política do advogado ou do réu. E como os mecanismos comunicacionais cimentam a representação social das práticas sociais, talvez fosse útil que à liça viessem opiniões diferentes desta rumorejante marulhada.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.