DEFESA E PROVOCAÇÃO: Isto não devia ser necessário, mas uma vez que de vez em quando o nosso VLX provoca reacções exacerbadas, aqui vai. Toda a gente tem direito à sua opinião sem ter de ser imediatemente arrumado em categorias políticas que, nalguns casos, até podem ser ofensivas (como fascista ou de extrema-direita). Este é o critério que aqui seguimos.
Já agora e para provocar mais um bocadinho, porque raio trinta anos depois, a Constituição portuguesa ainda proíbe organizações fascistas e nunca se considerou a hipótese da mesma proibição para organizações comunistas ?
Bem sei que há uma razão histórica, na história recente portuguesa. Mas, para utilizar o mesmo critério, parece-me que também há algumas razões históricas na história recente do Mundo para proíbirmos organizações comunistas.
Eis pois uma proposta controversa: que maneira mais bonita de comemorarmos os 30 anos do 25 de Abril do que suprimirmos aquela proibição ? Ou então em alternativa, quem sabe, alargá-la a outras ideologias mortais (prefiro, por amor à liberdade, de longe a primeira hipótese).
Seria uma demonstração da superioridade moral da democracia, dando voz até aos seus inimigos (uma parte, porque outros sempre foram e continuam a ser particularmente vocais).
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.